Publicado em

SILVA DUNDURO

SILVA DUNDURO

Nasceu a 25 de Fevereiro de 1964 no distrito do Búzi, província de Sofala, Centro de Moçambique, residindo e trabalhando actualmente na cidade de Maputo.

É Mestre em Bens Culturais e Projectos Sociais, pela Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Brasil), licenciado em Ensino de Geografia, pela Universidade Pedagógica – Beira e formado em Gráficas pela Escola Nacional de Artes Visuais do Maputo. Iniciou a carreira artística em 1987, após a conclusão do curso.

De 1987 a 2003, impulsionou o movimento cultural da Beira e do país a partir da Casa de Cultura onde trabalhou durante dezasseis anos. Foi membro fundador do Núcleo de Artes Plásticas da cidade da Beira em 1989, membro do Núcleo de Arte de Maputo e membro fundador da Associação Cultural “Casa do Artista”, participando desta forma em vários movimentos socioculturais no país.

Em 1996 foi eleito personalidade Cultural do ano, iniciativa do Diário de Moçambique, cidade da Beira.

De 2008 a 2009 trabalhou com a pintora Maria Do Karmmo, no Palmar Atelier, Rio de Janeiro – Brasil.

Em 2012 participou em várias colectivas em Moçambique e no estrangeiro.

É pesquisador sociocultural tendo trabalhado no Instituto de Investigação Sócio- Cultural ARPAC (Delegação de Sofala), de 2007- 2014, colaborador do Centro Cultural Português – Pólo da Beira e é Professor de Desenho e Pintura, História da Arte, Antropologia e Sociologia Cultural, em instituições universitárias e de formação técnico-profissional.

Actualmente desempenha funções de Ministro da Cultura e Turismo.

OBRAS DA KAPULANA: