Ciências e Artes


Série CIÊNCIAS E ARTES

A série “Ciências e Artes” nasceu de um projeto da Editora Kapulana para divulgar a produção científica e artística das várias áreas do conhecimento. O intuito é publicar obras que representem o resultado de pesquisas, brasileiras ou estrangeiras, realizadas ou em processo, que possam ser de interesse do leitor da comunidade acadêmica. Como a Editora Kapulana divulga textos ficcionais africanos, naturalmente iniciou sua série de “Ciências e Artes” com duas obras marcantes na história dos estudos literários da África. São dois livros do Prof. Francisco Noa, moçambicano, que se dedica a estudar as relações entre literatura e sociedade; literatura moçambicana e outras literaturas; expressão literária na época colonial africana, e outros temas que de máxima relevância para o pesquisador da cultura da África, particularmente as literaturas africanas de língua portuguesa. Títulos de outros autores e de outras áreas do conhecimento já fazem parte do planejamento da Editora Kapulana.


UNS-E-OUTROS_capa

Uns e outros na literatura moçambicana – Ensaios, de Francisco Noa

Autor: Francisco Noa
Idioma: Português (do Brasil)
Série: Ciências e Artes
ISBN: 978-85-68846-28-5
Brochura   15,5 x 22,5cm
2017

Uns e outros na literatura moçambicana é uma coletânea de textos produzidos pelo renomado professor e ensaísta moçambicano, Francisco Noa, atual reitor da Universidade do Lúrio (UniLúrio), em Moçambique. Da série “Ciências e Artes”, a obra traz comunicações feitas em congressos e colóquios, apresentações de livros, entrevistas, artigos para jornais, além de ensaios inéditos, nos quais Noa trata da formação da literatura moçambicana, seus caminhos e identidades. Através da análise de obras marcantes da literatura de Moçambique de autores fundamentais para sua formação, ele leva o leitor numa viagem pelos trilhos da teia matricial de uma literatura, marcada, como sempre, pela história de uma nação. Esse é o terceiro livro de Francisco Noa que a Editora Kapulana lança no Brasil. Os primeiros foram: Perto do fragmento, a totalidade: olhares sobre a literatura e o mundo e império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária.

Leia algumas páginas Comprar

2015-06-09_Imperio-mito-miopia_mini

Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária, de Francisco Noa

Autor: Francisco Noa (Moçambique)
Idioma: Português (do Brasil)
Série: Ciências e Artes
ISBN: 978-85-68846-09-4
Brochura     16 x 23 cm
376 p.
2015

Estudo sobre Literatura africana de língua portuguesa. FRANCISCO NOA, professor moçambicano de Literatura, é Doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e atual Reitor da Universidade Lúrio (UniLúrio), em Moçambique. Tem marcante atuação em eventos científicos nos meios acadêmicos moçambicanos e internacionais, inclusive no Brasil. Em Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária, analisa obras da era colonial moçambicana, representações literárias baseadas em estereótipos feitos pelos portugueses sobre os africanos e sobre a África, em contraste com a visão da literatura moçambicana, que irá valorizar e dignificar os africanos.

Leia algumas páginas Comprar

2015-06-15_Perto-do-Fragmento_Editora-Kapulana_capa

Perto do fragmento, a totalidade: olhares sobre a literatura e o mundo, de Francisco Noa

Autor: Francisco Noa
(Moçambique)
Idioma: Português (do Brasil)
Série: Ciências e Artes
ISBN: 978-85-68846-01-8
Brochura 16 x 23 cm
240 p.
2015

Ensaios sobre literatura africana de língua portuguesa. Trata-se de uma coletânea de textos produzidos pelo renomado professor e ensaísta moçambicano Francisco Noa, no período de 2008 a 2012. São ensaios, prefácios, apresentações de lançamentos de obras e artigos de opinião sobre temas diversos  norteados pelo tema maior a Literatura, particularmente sobre a Literatura Moçambicana no contexto da literatura mundial. Foi vencedor do Prémio BCI de Literatura 2014, de Moçambique.

Leia algumas páginas Comprar