Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Clube de Leitura da Mário: “Esperança para voar”, de Rutendo Tavengerwei

12 setembro das 19:00 às 21:00

O próximo encontro do “Clube de Leitura da Mário”, na Biblioteca Mário de Andrade, discutirá o romance de estreia de Rutendo Tavengerwei, jovem escritora zimbabuana e autora do primeiro livro de literatura em língua inglesa que a Editora Kapulana lançou neste ano, “Esperança para voar”. O encontro acontecerá na quarta-feira (12), às 19h00. Entrada gratuita.

Shamiso, a protagonista, retorna com a sua família do Reino Unido para o Zimbábue, após a morte do pai, jornalista de oposição ao regime ditatorial da época. A história se passa no Zimbábue de 2008, ano de grave crise política nacional, no qual o país é acometido pela corrupção e pelo autoritarismo. Abre-se um enredo de como jovens no século XXI enfrentam perdas, rupturas, dores, miséria e autoritarismo. Delicado e emocionante, ao mesmo tempo em que nos apresenta um cenário africano com muita musicalidade, Esperança para voar narra a história de superação e amizade de duas adolescentes e funciona como uma fábula universal, cujos fatos poderiam ter ocorrido em qualquer país e em qualquer tempo.

Em entrevista à Kapulana, Rutendo apontou que a sua escrita está em grande parte dialogando com o cotidiano: “De certa maneira, eu traço paralelos entre minha escrita e meu cotidiano. Acho que é importante, se você quer que a história fique plausível, usar situações reais e adicioná-las à história. Então, em alguns casos, se eu escuto algo interessante ou engraçado, às vezes eu tento incorporar isso à história. Mas tanto de minha vida está na minha escrita. Eu escrevo sobre música e os sons que escuto, escrevo sobre cenários que eu acho maravilhosos. Basicamente, eu tento compartilhar tudo que me toca com o mundo”. 

“O calor fervia sob os pés de Shamiso. Os dias estavam se desenrolando como a pele velha de uma cobra. Só fazia alguns dias desde que ela fora suspensa, mas parecia fazer um ano. Ela estava percebendo, envergonhada, que os desafios da vida no internato não eram nada comparados à realidade nua e crua de casa.”

Detalhes

Data:
12 setembro
Hora:
19:00 às 21:00
Website:
https://www.facebook.com/events/411502032587804/

Local

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
São Paulo, Brasil
+ Google Map
Telefone:
(11) 3775-0002
Website:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/