Prof. Francisco Noa, Reitor da UniLúrio, de Moçambique, visita instituições culturais e científicas brasileiras em novembro de 2015

Na semana de 23 a 28 de novembro de 2015, Prof. Francisco Noa, Reitor da UNILÚRIO (Universidade Lúrio), de Moçambique, esteve em missão oficial em centros de pesquisa e cultura em São Paulo, Brasil.

Durante a semana de 23 a 28 de novembro de 2015, Prof. Dr. Francisco Noa (Doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e atual reitor da Universidade Lúrio de Moçambique) visitou algumas instituições na cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, Brasil, em companhia do Dr. Celso Belo, Diretor da Faculdade de Ciências de Saúde da UniLúrio. Sua missão no Brasil teve por objetivo estabelecer contatos científicos e culturais com instituições brasileiras de pesquisa, fomento e cultura.

Na Universidade de São Paulo (USP), fez reunião com o Diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Júnior. A pauta da reunião foi o Acordo de Cooperação para intercâmbio de professores, alunos e funcionários entre a Faculdade de Medicina da USP e a Faculdade de Ciências de Saúde da UniLúrio.

Ainda na Universidade de São Paulo, Prof. Noa participou de encontro com o corpo de docentes da disciplina de Informática Médica. Estiveram presentes, por parte da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Luis Fernandez Lopez, Prof. Dr. Eduardo Massad e o Prof. Dr. emérito Gyorgy Bohm, e, por parte da UniLúrio, Profs. Noa e Belo. O foco das conversações foi a cooperação na área de Informática Médica entre as duas faculdades, a Faculdade de Medicina da USP e a Faculdade de Ciências de Saúde da UniLúrio.

Prof. Noa esteve também na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), onde foi recebido pelo Prof. Dr. Walter Colli, Coordenador Adjunto na FAPESP para a área de Saúde. Nessa reunião, em conjunto com o Prof. Belo, foram debatidas possibilidades de financiamento de projetos de pesquisa conjuntos entre a universidade moçambicana e universidades paulistas.

Além da participação em encontros científicos, Prof. Francisco Noa também deu sua contribuição em eventos de cunho cultural. Participou de dois ciclos de debates, um na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e outro no Centro de Pesquisa e Formação do SESC de São Paulo.

No “IV Colóquio Internacional Áfricas, Literatura e Contemporaneidade – II Encontro de Estudos Africanos Abrindo Caminhos”, na FFLCH-USP, participou da mesa redonda sobre o tema “Atlântico e Índico: cartografias literárias”. No SESC-SP, participou de sessão no curso sobre a “Áfricas: reflexões sobre o presente”.

Nos eventos culturais, Prof. Noa concedeu sessões de autógrafos de seus dois livros publicados no Brasil pela Editora Kapulana, Perto do fragmento, a totalidade: olhares sobre a literatura e o mundo e Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária.

Prof. Noa também foi recebido oficialmente pelo Diretor do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, Sr. Antonio Carlos de Moraes Sartini. Esse encontro representou um importante passo para o intercâmbio cultural entre Moçambique e Brasil, países com muitos traços e interesses comuns.

Prof. Noa também esteve presente na mídia televisiva no programa “JC Debate”, da TV Cultura, canal público do Estado de São Paulo. Na ocasião, participou de debate, em conjunto com o Prof. Dr. emérito da FFLCH-USP, o linguista Ataliba Teixeira de Castilho, quando foram discutidas questões sobre o uso das variações da Língua Portuguesa em diversos países, no texto impresso e nas mídias digitais.

Em 30 de novembro de 2015.

_________________________________________

VÍDEO:

Vídeo do programa “JC Debate”, na TV Cultura: http://www.kapulana.com.br/?p=4020

FOTOS:

Fotos das atividades culturais no SESC: http://www.kapulana.com.br/?p=4017

Fotos das atividades culturais na USP: http://www.kapulana.com.br/?p=4031

Fotos do encontro no Museu da Língua Portuguesa: http://www.kapulana.com.br/?p=4034

Fotos na Faculdade de Medicina da USP: http://www.kapulana.com.br/?page_id=637

Saiba mais sobre o autor: http://www.kapulana.com.br/francisco-noa/