MÁRIO MEDEIROS
MÁRIO MEDEIROS, brasileiro, nasceu em São Paulo e, desde 2014, é docente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua pesquisa e publicações na área de Sociologia envolvem temas como os intelectuais negros, o associativismo, o pensamento social brasileiro e a circulação internacional de ideias e pessoas.
É autor de obras teóricas e de obras literárias. Colaborou com contos para o jornal Irohin e para a Revista Lavoura.
Várias de suas obras receberam prêmios ou foram finalistas em concursos organizados por instituições como Prêmio Sesc de Literatura e Prêmio Jabuti. Numa esquina do mundo foi vencedor na categoria “Conto”, na edição de 2019 do processo de seleção Seja Nosso Autor, da Editora Kapulana.
OBRA DA KAPULANA
OUTRAS PUBLICAÇÕES
- Os escritores da guerrilha urbana: literatura de testemunho, ambivalência e transição política (1977-1984). São Paulo: Annablume/Fapesp, 2008.
- A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.
- Polifonias marginais. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2015. [em parceria com Lucia Tennina, Érica Peçanha e Ingrid Hapke]
- Rumos do Sul: periferia e pensamento social. São Paulo: Alameda Editorial/Fapesp, 2018. [em parceria com Mariana Chaguri]
- Gosto de amora: contos. Rio de Janeiro: Malê, 2019.
PRÊMIOS E DESTAQUES
- 2013 – Prémio do Centro de Estudos Sociais para Jovens Cientistas Sociais em Língua Portuguesa da Universidade de Coimbra (livro A descoberta do insólito).
- 2014 – Finalista do Prêmio Jabuti, categoria Ciências Humanas (livro A descoberta do insólito).
- 2017 – Finalista do Prêmio Sesc de Literatura de 2017, categoria Contos.
- 2019 – Vencedor, no processo de seleção Seja Nosso Autor/2019, da Editora Kapulana, na categoria Conto (livro Numa esquina do mundo: contos).
- 2020 – Finalista do Prêmio Jabuti, categoria Conto ( livro Gosto de amora).