NAZIR AHMED CAN é Professor Adjunto de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV) desta mesma instituição. É doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universitat Autónoma de Barcelona (com período sanduíche na University of Liverpool), mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universitat Autónoma de Barcelona e licenciado em Letras pela Universidade do Porto (com estágio Erasmus na Universität des Saarlandes) e em Humanidades pela Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona.

Entre 2012 e 2015, desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), com apoio da FAPESP. Atualmente é Professor Visitante na Universidad de Salamanca (com o apoio da CAPES, no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização – CAPES-PrInt), pesquisador do CNPq (Produtividade em Pesquisa – PQ 2 / 2019-2022) e da FAPERJ (Programa Jovem Cientista do Nosso Estado / 2018-2021).

Atua ainda como coeditor da Revista Mulemba, editor-assistente da Revista Diadorim e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Estudos Africanos.

Além de livros, publicou diversos artigos e organizou vários dossiês sobre literaturas africanas.

OBRAS / ARTIGOS DA KAPULANA

OUTRAS PUBLICAÇÕES

  • CAN, Nazir Ahmed. Discurso e poder nos romances de João Paulo Borges Coelho. Maputo: Alcance Editores, 2014.
  • Hybridations problématiques dans les littératures de l’océan Indien. Ille-sur-Têt: Éditions K’A, 2010. [Orgs.: Mar Garcia; Felicity Hand e Nazir Ahmed Can]
  • Visitas a João Paulo Borges Coelho. Leituras, diálogos e futuros. Lisboa: Colibri, 2017. [Orgs.: Sheila Khan, Sandra Sousa, Leonor Simas-Almeida, Isabel A. Ferreira e Nazir Ahmed Can]