OYINKAN BRAITHWAITE
OYINKAN BRAITHWAITE nasceu na Nigéria, na cidade de Lagos, onde ainda reside. Tem graduação em Escrita Criativa e em Direito, pela Kingston University, de Londres. Depois de se formar, trabalhou como assistente editorial na “Kachifo”, uma editora nigeriana, e como gerente de produção na “Ajapaworld”, uma empresa de educação e entretenimento infantil. Atualmente, Oyinkan atua como escritora e editora freelancer. Seu livro de estreia, Minha irmã, a serial killer, foi sucesso internacional instantâneo, tendo recebido vários prêmios. Foi publicado pela Kapulana no Brasil em 2019, ano em que a escritora veio ao Brasil para seu lançamento, na 3ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô).
OBRA DA KAPULANA
- 2019: Minha irmã, a serial killer (My sister, the serial killer). Trad. Carolina Kuhn Facchin.
- 2021: O bebê é meu (The baby is mine). Trad. Carolina Kuhn Facchin.
- 2025 (em edição): Cursed daughters (título original). Trad. Carolina Kuhn Facchin.
OBRA ORIGINAL
- 2014: Icatha – The Soul Eater (Naija Stories Anthology Book 2). (Participação em antologia de reconto de contos tradicionais da Nigéria.
- 2018: My sister, the serial killer.
- 2021: The baby is mine.
- 2025: Cursed daughters (em edição).
DESTAQUES
- My sister, the serial killer: 390 reviews no site Goodreads.
- 2014: indicada entre as dez melhores artistas spoken word (declamação) no concurso de poesia slam “Eko Poetry Slam”, em Lagos, Nigéria.
- 2016: finalista do “Commonwealth Short Story Prize”, que premia os melhores textos ainda não publicados do ano.
- 2018: My sister, the serial killer, n° 1 da LibraryReads para novembro de 2018.
- 2018: My sister, the serial killer, um dos “Amazon Best Book” de novembro de 2018.
- 2019: My sister, the serial killer foi indicado como finalista no “The Booker Prize 2019”, importante prêmio literário internacional. Até agosto de 2019, a obra havia sido traduzida e publicada em 26 idiomas.
- 2020: vencedora do “Crime and Thriller Book of the Year at the British Book Awards”, com o livro My sister, the serial killer).
- 2021: vencedora do “Women”s Prize for Fiction”, com o livro My sister, the serial killer.