A Editora

A KAPULANA

Somos uma editora voltada para a publicação e divulgação de obras do Brasil e de países como Angola, Moçambique, Nigéria, Portugal, Quênia e Zimbábue. Nossa proposta é ampliar e apresentar as diversas linguagens literárias aos leitores brasileiros. A seleção de títulos – com foco em autores e livros que ainda não têm ampla visibilidade no Brasil – apresenta múltiplas identidades, com temas e cenários que expressem seus valores socioculturais.

O foco da Kapulana está apontado para autores e obras que contemplam questões marginais, ou seja, que estão à margem do comumente tratado nas mídias e no mercado editorial. Assim, o grande tema do catálogo da Kapulana é a Diversidade, com principais pilares que contemplam a inclusão social como: raça, gênero, mulher, deficientes, refugiados etc.

Atualmente, o catálogo da editora é composto por livros de ficção para adultos e crianças, em prosa e poesia, e científicos, que tratam das questões sociais compatíveis com os valores da Kapulana.

NOSSA HISTÓRIA

A Kapulana foi fundada em 2012, tendo como primeiro objetivo atender à demanda do mercado de publicações científicas (em Português e Inglês), como periódicos para instituições de ensino e pesquisa.

No ano de 2015, a Kapulana iniciou a ampliação de seu catálogo com projetos de livros de ficção – para crianças, jovens e adultos. Com essa linha editorial, a Kapulana produziu livros de literaturas africanas de língua portuguesa, especificamente de Moçambique e Angola, livros infantis bilíngues e de temática inclusiva.

A partir de 2017, a Kapulana ampliou seu foco para as literaturas africanas de mais países, e iniciou a tradução e publicação no Brasil de obras de excelentes escritoras e escritores africanos de língua inglesa. 

Com o intuito de melhorar o tratamento e a identidade de seus livros, a Kapulana continua aperfeiçoando seu trabalho em diversas etapas do processo editorial, como a seleção e produção de textos e artes – com equipe de escritores, ilustradores e colaboradores de alto nível – de modo a firmar um compromisso para oferecer obras de máxima qualidade aos leitores brasileiros. Um exemplo é o processo próprio de seleção anual de obras denominado “Seja nosso Autor“.

ESCRITORES, ILUSTRADORES E COLABORADORES: 

O CATÁLOGO: 

Literatura Infantil e Juvenil: livros em língua portuguesa e bilíngues (Português/Inglês), voltados para jovens leitores. As histórias ficcionais, de escritores brasileiros, africanos e europeus, apresentam de forma acessível e clara, temas como multiculturalismo, inclusão social e  diversidades cultural e racial, dentre outros. Os livros são cuidadosamente ilustrados por artistas talentosos, que dão vida às histórias com imagens coloridas, com o uso de técnicas diversas.

Literatura para Jovens e Adultos: livros em língua portuguesa (de países de língua portuguesa ou traduzidos), em prosa e poesia. O catálogo para adultos da Kapulana apresenta obras com a visão de mundo de escritores e escritoras do Brasil e de outros países do mundo, proporcionando ao leitor a oportunidade de conhecer traços culturais e modos de pensar de outros povos.

Memórias e Biografias: em 2018, a Kapulana iniciou a publicação de obras de memórias e de biografias de personalidades do meio literário e cultural que tiveram ou têm relevância social.

Obras Científicas: livros de crítica literária direcionados ao público acadêmico, interessado em obras técnico-científicas dedicadas ao estudo da literatura e outras artes. São obras teóricas que abordam questões pouco contempladas no Brasil, como estudos sobre a Literatura e Cinema Africano de Língua Portuguesa .

A Editora Kapulana coloca-se à disposição para apresentar seus projetos e catálogo pessoalmente.

Editora Kapulana – Não tem nada como descobrir um livro novo!