Nós matamos o Cão Tinhoso! – Manual do Professor

R$0,00

O presente Manual do Professor – gratuito – tem por objetivo dar orientações e fornecer subsídios aos professores para trabalharem a obra literária Nós matamos o Cão Tinhoso!, do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A proposta é dar apoio ao professor para desenvolver atividades de pré e pós-leitura da obra literária.

Além disso, a Kapulana preparou uma videoaula sobre o livro que situa a obra no contexto histórico e geográfico. Acesse a videoaula em nosso canal do Youtube.

O Manual do Professor Nós matamos o Cão Tinhoso! e é composto por três seções:

Contextualização: autor e obra são apresentados, inseridos no cenário cultural, histórico e social. Para sintetizar as informações, foram introduzidos três quadros: um quadro cronológico histórico, um com todas as edições da obra publicadas em vários países e o terceiro com os prêmios e destaques dados à obra.

Justificativa da importância da leitura da obra para os anos finais do Ensino Fundamental: nesta seção, são apresentados os motivos que justificam a leitura e o estudo dessa obra literária nesses ciclos de escolaridade.

Orientações, subsídios e propostas de trabalho: aqui são apresentadas sugestões e propostas de atividades para o professor desenvolver junto aos seus alunos, de forma que essa obra literária seja abordada de forma coerente e em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), vigente no Brasil.

SUMÁRIO

I. ORIENTAÇÕES PARA PRÉ  E PÓS-LEITURA

  1. INTRODUÇÃO
  2. CONTEXTUALIZAÇÃO
      1. A obra literária: Nós matamos o Cão Tinhoso!
      2. O autor: Luís Bernardo Honwana
      3. Informações complementares:

    c.1 Cronologia histórico-literária (quadro 1)
    c.2 Edições da obra (quadro 2)
    c.3 Prêmios e destaques (quadro 3)
    c.4 Resumos dos contos

  3. JUSTIFICATIVAS
    1. Temas
    2. Categoria
    3. Gênero
  4. ABORDAGEM DA OBRA LITERÁRIA
    1. Orientações e subsídios
    2. Propostas de atividades
  5. CONCLUSÃO

II. ORIENTAÇÕES PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  1. INTRODUÇÃO
  2. SUBSÍDIOS PARA A ABORDAGEM DA OBRA LITERÁRIA
    1. Atividade principal
    2. Conteúdo
    3. Dinâmica
    4. Material de apoio
  3. CONCLUSÃO
  4. ANEXOS
    • Ficha de Leitura
    • Glossário da obra
    • Trechos dos contos
    • Referências bibliográficas

III. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AULAS DE OUTROS COMPONENTES OU  ÁREAS PARA A UTILIZAÇÃO DE TEMAS E CONTEÚDOS PRESENTES NA OBRA, COM VISTAS A UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

  1. INTRODUÇÃO
  2. INTERDISCIPLINARIDADE
    1. Artes: Visuais, Dança e Música, Teatro
    2. Ciências Humanas: História e Geografia
  3. CONCLUSÃO
  4. MAPAS

IV. VIDEOAULA: Locução de Gustavo Bacci / Arte: Amanda de Azevedo, Mariana Fujisawa e Daniela Miwa Taira

Autor

Idioma

País de origem

Ano

Formato

pdf

Você também pode gostar de…