Publicado em

 

CARMEN L. TINDÓ SECCO é professora Titular de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ensaísta e pesquisadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Tem Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense, com estágio na Universidade Politécnica de Moçambique (2009-2010).

PUBLICAÇÕES DA KAPULANA

OUTRAS PUBLICAÇÕES

  • SECCO, C. L. T. R. “Quatro vozes femininas do Índico e alguns entrelaces poéticos” (capítulo). In: PINHEIRO, V. R.; FREITAS, S. R. F. Dos percursos pelas Áfricas: a literatura de Moçambique. João Pessoa: Ed. UFPB, 2020, p. 61-76.
  • ______; “Sonhos, sangue, perplexidades, esperança… — um percurso pela poesia da Guiné-Bissau” (capítulo de livro). In: RIBEIRO, Margarida Calafate; ROTHWELL, Phillip. Heranças pós-coloniais nas literaturas de língua portuguesa. Porto: Afrontamento, dez. 2019. p. 105-116.
  • ______;  LEITE, A. M.; SAPEGA, E.; OWEN, H. (org.). Nação e narrativa pós-colonial III. Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe: Ensaios (org. LEITE, Ana Mafalda, Ellen Sapega, Hilary Owen, Carmen Lucia Tindó Secco). Lisboa: Colibri, 2018.
  • ______;  LEITE, A. M.; FALCONI, J.; KRAKOWSKA, K.; KHAN, S. (org.) Nação e narrativa pós-colonial IV. Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe: Entrevistas (org. LEITE, Ana Mafalda, Carmen Lucia Tindó Secco, Jéssica Falconi, Kamila Krakowska, Sheila Khan). Lisboa: Colibri, 2018.
  • ______. Afeto e poesia. Ensaios e entrevistas: Angola e Moçambique. 1. ed. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2014.
  • ______. “Uma pátria chamada Poesia…”, capítulo do livro Vozes femininas de África. Prosa e poesia. Sprachen Literaturen Kulturen. In: BEGENAT-NEUSCHÄFER, Anne e QUINTALE, Flávio (Organizadores). Frankfurt: Peter Lang Edition, 2014, p. 5-14.
  • ______; MIRANDA, Maria Geralda (Org.). Paulina Chiziane: Vozes e rostos femininos de Moçambique. 1. ed. Curitiba: Appris, 2013.
  • ______. “A voz, o canto, o sonho e o corpo na poesia feminina moçambicana”. In: CHAVES, Rita; MACÊDO, Tânia (Org.). Capítulo do livro Passagens para o Índico. Encontros brasileiros com a literatura moçambicana. Maputo: Marimbique, 2012, p. 73-93.
  • ______. (Org.). Luís Carlos Patraquim: Antologia poética. 1. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011.
  • ______; SALGADO, T. (Org.); JORGE, S. R. (Org.). Pensando África: literatura, arte, cultura e ensino. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.
  • ______; CAMPOS, M. C. S. (Org.) ; SALGADO, T. (Org.). África e Brasil: Letras em laços – v. 2, 1. ed. São Caetano do Sul: Editorial Yendis, 2010.
  • ______; SALGADO, M. T. (Org.); JORGE, S. R. (Org.). África, escritas literárias. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ; Luanda: UEA (União dos Escritores Angolanos), 2010.
  • ______. “Entre passos e descompassos, a alquimia e a resistência do canto – Reflexões sobre a poesia angolana hoje”. Capítulo de livro. In: PADILHA, Laura; RIBEIRO, Margarida Calafate (Org.). Lendo Angola. Porto: Afrontamento, 2008, p. 125-134.
  • ______. A magia das letras africanas. Ensaios escolhidos sobre as literaturas de Angola, Moçambique e alguns outros diálogos. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2008.
  • ______. Entre fábulas e alegorias. Ensaios sobre literatura infantil de Angola e Moçambique. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Quartet, 2007.
  • ______. (Org.) ; MACEDO, T. C. (Org.); CHAVES, R. (Org.). Brasil e África: como se o mar fosse mentira. 2. ed. São Paulo: Editora da UNESP; Luanda: Editora Chá de Caxinde, 2006.
  • ______. A magia das letras africanas. Ensaios escolhidos sobre as literaturas de Angola, Moçambique e alguns outros diálogos. 1. ed. Lisboa: Edições Novo Imbondeiro, 2004.
  • ______. A magia das letras africanas. Ensaios escolhidos sobre as literaturas de Angola, Moçambique e alguns outros diálogos. 1. ed. Rio de Janeiro: Barroso Produções Editoriais, 2003.
  • ______. (Org.). LEMOS, Virgílio. Eroticus mozambicanus. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
  • ______; OLIVEIRA, C. F.; DINIZ, A. L. M.; SILVA, R.; MOURA, C. A. ; ROCHA, R. M. A. ; BELFORD, E. M. (Org.). Antologia do mar na poesia africana do século XX: Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe (v. III). 1. ed. Rio de Janeiro: Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação em Letras Vernáculas – Fac. Letras, UFRJ, 1999.
  • ______. Resenha crítica para a orelha do livro: PEPETELA. A gloriosa família. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
  • ______; DINIZ, A. L. M.; OLIVEIRA, C. F.; MOURA, C. A.; ROCHA, R. M. A.; SILVA, R. (Organizadores). Antologia do mar na poesia africana do Século XX: Cabo Verde (v. II). 1. ed. Rio de Janeiro: Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação em Letras Vernáculas – Faculdade de Letras da UFRJ, 1997.
  • ______. Antologia poética do mar em Angola. (coletânea de poemas) 1. ed., Luanda: Editorial Kilombelombe, 2000; 1. ed. Rio de Janeiro: Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação em Letras Vernáculas – Fac. Letras, UFRJ, 1996.
  • ______. Além da idade da razão. Rio de Janeiro: Graphia, 1994.
  • ______. Morte e prazer em João do Rio. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978.