SUMÁRIO DO LIVRO:
APRESENTAÇÃO, por Carmen Tindó Secco, Ana Mafalda Leite e Luís Carlos Patraquim
O CINEMA MOÇAMBICANO
- “O cinema moçambicano colonial”, por Guido Convents
- “Moçambique: do Cinema à Literatura – Sequências de um filme em progressão”, por Luís Carlos Patraquim
ENTREVISTAS
- Ruy Guerra, por Olivier Hadouchi e Vavy Pacheco Borges
- Camilo de Sousa, por Ana Mafalda Leite
- Licínio Azevedo, por Carmen Tindó Secco, Luís Carlos Patraquim e Ana Mafalda Leite
- Isabel Noronha, por Ana Mafalda Leite
- Sol de Carvalho, por Carmen Tindó Secco, Ana Mafalda Leite e Luís Carlos Patraquim
- João Ribeiro, por Carmen Tindó Secco, Luís Carlos Patraquim e Ana Mafalda Leite
- Yara Costa, por Carmen Tindó Secco, Luís Carlos Patraquim e Ana Mafalda Leite
CRÔNICAS
Ruy Guerra
- Foi assim que morreu o Bobby, o cãozinho de pelos de arame
- “Arco de Triunfo“
- Utilidades e perigos do cinema na formação do caráter da juventude
- A imagem e o horror
- “Lola Montes” venceu
Licínio Azevedo
- Cinema e engajamento ideológico e social
- Um começo difícil, um final perigoso (sobre o filme Árvore dos antepassados)
- O polícia pianista (sobre o documentário Tchuma Tchato)
- Uma “Cinecittà” chamada Chiango (sobre o filme A colheita do diabo)
- Uma lua do Índico no Oceano Pacífico (sobre o filme Mariana e a lua)
Luís Carlos Patraquim
- A revolução dos “outros”
- “O tempo dos leopardos“: o que se procura no tempo perdido
Sol de Carvalho
- A pedagogia no cinema?
- Chibuto, 2016
- Scala
Isabel Noronha
- Quadro perdido, quadro partido, quadro reenquadrado: uma das infinitas estórias do cinema moçambicano
- Caminhos do Ser
- Sagrada arrufada
- Satanhoco
- O pintor
ENSAIOS
- Da fotografia ao teatro, da retórica à poética: reflexões sobre Mueda – memória e massacre, de Ruy Guerra, por Júlio Machado
- O cinema moçambicano – um cinema “fantástico”?, por Ute Fendler
BIOGRAFIAS