- Este evento já passou.
Primeiro dia: Exposição “Histórias afro-atlânticas” no MASP – 29/06 a 21/10/2018
29 junho 2018 das 00:00 às 23:59
De 29 de junho a 21 de outubro de 2018:
A Kapulana está com livros de seu catálogo à venda no MASP Loja durante a exposição Histórias afro-atlânticas, realizada dentro do Museu de Arte de São Paulo, na Avenida Paulista.
A Exposição
Histórias afro-atlânticas apresenta uma seleção de 450 trabalhos de 214 artistas, do século 16 ao 21, em torno dos “fluxos e refluxos” entre a África, as Américas, o Caribe, e também a Europa, para usar a famosa expressão do etnólogo, fotógrafo e babalaô franco-baiano Pierre Verger.
O Brasil é um território central nas histórias afro-atlânticas, pois recebeu aproximadamente 46% dos cerca de 11 milhões de africanos e africanas que desembarcaram compulsoriamente neste lado do Atlântico, ao longo de mais de 300 anos. Também foi o último país a abolir a escravidão mercantil com a Lei Áurea de 1888, que perversamente não previu um projeto de integração social, perpetuando até hoje desigualdades econômicas, políticas e raciais. Por outro lado, o protagonismo brasileiro nessas histórias fez com que aqui se desenvolvesse uma rica e profunda presença das culturas africanas.
Histórias afro-atlânticas faz parte do desejo e da necessidade de traçar paralelos, fricções e diálogos entre as culturas visuais dos territórios afro-atlânticos—suas vivências, criações, cultos e filosofias. O Atlântico Negro, na expressão de Paul Gilroy, é uma geografia sem fronteiras precisas, um campo fluído, em que experiências africanas invadem e ocupam outras nações, territórios e culturas.
Curadoria: Adriano Pedrosa, Ayrson Heráclito, Hélio Menezes, Lilia Moritz Schwarcz e Tomás Toledo
Imagem: DALTON PAULA, Zeferina, 2018, Cortesia Sé Galeria, São Paulo, Brasil