Publicado em

LARISSA LISBOA

LARISSA LISBOA

É Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), Mestra em Estudos Literários pela Universidade de São Carlos (UFSCar), Especialista em Educação para as relações étnico-raciais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Faz parte de grupos de pesquisa como Genore: Género, normatividade, representações, do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa; Perspectivas pós-coloniais: literaturas e culturas em língua portuguesa, da Universidade Federal Fluminense; Literatura: intersecções identitárias, da Universidade de São Paulo.

Na área de Educação tem colaboração com diversas instituições de ensino e de atendimento social como Fundação Casa (Campinas), Universidade de Lisboa (UL), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de São Paulo (USP).​ Atualmente é profa. substituta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Colabora também com jornais e revistas na área de literatura. Ministra palestras e minicursos e faz mediação em mesas de debates sobre literatura, particularmente sobre temas relacionados às literaturas africanas de Língua Portuguesa, como a entrevista para videoaula na Univesp:

Literatura e relações étnico-raciais. Entrevista com Larissa Lisboa. Univesp, 11/04/2022:

 

COLABORAÇÃO COM A KAPULANA

Colabora com a Editora Kapulana na mediação de mesas com escritores e com resenhas de obras como:

“Muitas histórias” em ‘Quatro histórias’, de João Paulo Borges Coelho”, São Paulo: Kapulana, 2021. Disponível em: <https://www.kapulana.com.br/muitas-historias-em-quatro-historias-de-joao-paulo-borges-coelho-por-larissa-lisboa/>

“Lançamento do livro Um rio preso nas mãos, crônicas, de Ana Paula Tavares” (mediação da mesa). São Paulo, 02/08/2019. Disponível em: <https://www.kapulana.com.br/02-08-2019-lancamento-e-sessao-de-autografos-de-um-rio-preso-nas-maos-de-ana-paula-tavares-na-biblioteca-mario-de-andrade-em-sao-paulo-sp/>