Prof. Francisco Noa, Reitor da UniLúrio, de Moçambique, participa de ciclo de debates no SESC de São Paulo

Prof. Francisco Noa participa do ciclo de debates Áfricas: reflexões sobre o presente, em sessão sobre o tema Moçambique: desestabilização e criação literária, no SESC SÃO PAULO, em 25/11/2015.

De 23 a 27 de novembro de 2015, o Centro de Pesquisa e Formação do SESC SÃO PAULO promoveu um curso composto por sessões de debates sobre a África: Áfricas: reflexões sobre o presente.

Prof. Dr. Francisco Noa (Doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atual reitor da Universidade Lúrio de Moçambique) e Prof. Dr. Nazir A. Can (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro) participaram da sessão de 25 de novembro de 2015, sobre o tema Moçambique: desestabilização e criação literária.

A sessão foi mediada pela Profa. Dra. Rita Chaves (FFLCH-USP – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo), que fez a apresentação dos participantes e introduziu o tema a ser abordado, explicando a razão pela qual as literaturas africanas de língua portuguesa devem ser tratadas com relevância como objeto dos estudos literários.

O evento foi iniciado pelo Prof. Nazir A. Can, que apresentou suas reflexões sobre O insílio no romance moçambicano. Em seguida, o Prof. Dr. Francisco Noa fez uma abordagem histórica sobre o tema da Desestabilização na criação literária de Moçambique. Para isso, traçou o percurso da produção literária moçambicana relacionado aos processos de desestabilização e estabilização político-social no país.

Após as apresentações sobre o tema, o público participou com interesse do debate, colocando questões e propostas para reflexão.

Na sequência, Prof. Dr. Francisco Noa autografou seus novos títulos lançados no Brasil, Perto do fragmento, a totalidade: Olhares sobre a Literatura e o mundo e Império, mito e miopia: Moçambique como criação literária, da Editora Kapulana.

Veja fotos: http://www.kapulana.com.br/?p=4232

Saiba mais:

http://www.sescsp.org.br/aula/76008_AFRICAS+REFLEXOES+SOBRE+O+PRESENTE