Publicado em

Ungulani Ba Ka Khosa, autor moçambicano, lança no Brasil seu livro Orgia dos loucos

Ungulani Ba Ka Khosa, autor do livro O rei mocho, lança seu novo livro no Brasil, Orgia dos loucos, pela Editora Kapulana

Ungulani Ba Ka Khosa é Diretor do Instituto Nacional do Livro e do Disco (INLD) e Secretário-geral da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO). Escreveu muitos livros, vários deles premiados. Autor dos livros O rei mocho (infantil) e Orgia dos loucos (contos), da Editora Kapulana, Ungulani Ba Ka Khosa esteve no Brasil entre os dias 04 e 11 de dezembro de 2016, para participar de eventos em Recife e São Paulo.

Em 6 de dezembro de 2016, às 18h30,  em Recife, Pernambuco, o renomado escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, participou do lançamento de seu livro Orgia dos loucos, pela Editora Kapulana, durante o “VI Encontro de Professores de Literaturas Africanas/ II Afrolic Dizer Áfricas: vozes, literatura, mulher”, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A diretora da Kapulana, apresentou os protagonistas da edição brasileira de Orgia dos loucos. A mesa de lançamento teve mediação da Profa. Dra. Carmen Tindó Secco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A prefaciadora Vanessa Teixeira falou de sua pesquisa sobre a obra de Ungulani Ba Ka Khosa e sobre seu prefácio para o livro Orgia dos loucos. O autor falou sobre seu processo criativo da obra, enquanto Mariana Fujisawa, ilustradora, explicou o processo artístico e as técnicas utilizadas na edição. Ao final do evento, houve sessão autógrafos para os presentes. Na mesma ocasião, os participantes fizeram o lançamento, em território pernambucano, do livro Sangue Negro, de Noémia de Sousa, a Mãe dos Poetas Moçambicanos.

Em 7 de dezembro, ainda no “VI Encontro de Professores de Literaturas Africanas/ II Afrolic Dizer Áfricas: vozes, literatura, mulher”, Ungulani Ba Ka Khosa participou da mesa de encerramento do evento, intitulada “O lugar da literatura e das humanidades nos estudos africanos”, com mediação do Prof. Dr. Benjamin Abdala Júnior, da Universidade de São Paulo (USP). Os presentes falaram sobre aspectos da criação literária e da obra de Ungulani, e abriram perguntas para discussão com o público.

Em 8 de dezembro de 2016, das 19h30 às 21h, em São Paulo, SP, a Editora Kapulana promoveu a participação de Ungulani Ba Ka Khosa em evento na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), denominado “Conversa com Ungulani Ba Ka Khosa, escritor moçambicano”. A editora da Kapulana apresentou os participantes da mesa, que foi mediada pelo Prof. Ubiratã Sousa (USP), pesquisador da obra de Ungulani, e contou com as presenças do autor e da ilustradora de Orgia dos loucos, e do renomado professor moçambicano José Luís Cabaço. Foram colocados em pauta temas como: cultura e literaturas africanas de língua portuguesa, literatura moçambicana, a obra de Ungulani Ba Ka Khosa e, principalmente, aspectos da criação literária e das ilustrações nos contos de Orgia dos loucos. Ao final do evento, houve sessão de autógrafos. O evento contou com o apoio do CEA (Centro de Estudos Africanos) e do CELP (Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa), ambos da Universidade de São Paulo.

Em 9 de dezembro de 2016, o escritor visitou a Editora Kapulana e acompanhou a dinâmica de trabalho da equipe da editora. Concedeu entrevistas em áudio e vídeo a Clarissa Wolff, do canal “A redoma de livros” e a Bárbara Ferreira Santos, correspondente no Brasil da “Rádio Voice of America”, que faz transmissões para países africanos de língua portuguesa. Concedeu ainda entrevista à Rádio Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

A equipe agradece a todos que apoiaram as atividades de Ungulani Ba Ka Khosa no Brasil, tornando possível a aproximação entre o escritor moçambicano e seus leitores brasileiros.

Acompanhe as novidades, que serão atualizadas diariamente no site e nas redes sociais da Editora Kapulana.

 

São Paulo, 09 de dezembro de 2016.

 

Fotos das atividadeshttps://www.kapulana.com.br/5-a-7122016-lancamento-de-orgia-dos-loucos-de-ungulani-ba-ka-khosa-na-afrolic-em-recife-pe/

https://www.kapulana.com.br/08122016-conversa-com-ungulani-ba-ka-khosa-na-fflch-usp-em-sao-paulo-sp/ 

https://www.kapulana.com.br/09122016-ungulani-ba-ka-khosa-na-editora-kapulana/

Vídeo “Ungulani Ba Ka Khosa lê trecho de conto de seu novo livro Orgia dos loucos”https://youtu.be/75wAx9U9rUA

Entrevista de Ungulani Ba Ka Khosa ao canal A redoma de livros: http://www.catarticos.com.br/doce/entrevista-ungulani-ba-ka-khosa/

Entrevista de Ungulani Ba Ka Khosa à Rádio Voice of America: https://www.youtube.com/watch?v=0OUIaDeKdMc

Enrevista de Ungulani Ba Ka Khosa à Rádio Unesp: em breve.

Sobre o autor Ungulani Ba Ka Khosa: https://www.kapulana.com.br/ungulani-ba-ka-khosa/

Sobre o livro Orgia dos loucos: https://www.kapulana.com.br/produto/orgia-dos-loucos/

Sobre o livro O rei mocho: https://www.kapulana.com.br/produto/o-rei-mocho/


 

Publicado em

Sangue Negro, da moçambicana Noémia de Sousa, no Brasil, pela Editora Kapulana

A Editora Kapulana faz lançamento nacional de Sangue Negro, de Noémia de Sousa, a Mãe dos Poetas Moçambicanos, pela primeira vez no Brasil

SANGUE NEGRO, da moçambicana Noémia de Sousa (1926-2002), é obra fundamental que marcou as gerações de poetas africanos. É composta por 46 poemas, inicialmente publicados esparsamente em jornais, que retratam a luta dos oprimidos na época colonial de Moçambique. São poemas que representam a voz dos negros, das mulheres e dos trabalhadores oprimidos.

O conjunto de poemas teve duas edições moçambicanas (2001 e 2011) e agora chega finalmente ao Brasil pela Editora Kapulana. Primeira edição brasileira, a obra apresenta rigor no tratamento dos textos.

A Kapulana optou por manter a grafia original dos textos, sem atualizações, de forma a que as particularidades da poesia de Noémia não se perdessem, como a sonoridade e o ritmo dos versos. Notas elucidativas foram inseridas no texto principal. Notas finais sobre termos de línguas locais foram devidamente organizadas com o auxílio de estudiosos de literaturas africanas de língua portuguesa do Brasil e de Moçambique.

Além dos 46 poemas de Noémia de Sousa, a edição brasileira conta com importante prefácio da pesquisadora brasileira Profa. Dra. Carmen Lucia Tindó Secco, e com uma seção de inestimável valor artístico denominada “Mensagens para Noémia”. São textos em prosa, em versos e ilustrados; de amigos, parentes, conhecidos, artistas plásticos, poetas, prosadores, estudiosos, ativistas culturais; mais jovens, mais velhos; brasileiros, moçambicanos, angolanos, portugueses, goeses.  Mariana Fujisawa, artista brasileira, ilustra a obra, inclusive com retratos inéditos de Noémia de Sousa.

Para o lançamento no Brasil do icônico livro da Mãe dos Poetas Moçambicanos, a Kapulana participou de dois grandes eventos literários: a II Pré-balada Literária da Bahia e a Balada Literária de São Paulo.

A II Pré-balada Literária da Bahia aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro de 2016, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris). O lançamento do livro Sangue negro ocorreu no dia 11/11, às 17h, com leitura interpretada de alguns poemas de Noémia de Sousa por Lúcia Santos e Luíza Santos e intervenção visual com Pablo Dinada e Zezé Olukemi.

A Balada Literária de São Paulo realizou-se entre os dias 23 e 27 de novembro de 2016. O lançamento do livro Sangue negro, intitulado “Um canto para Noémia de Sousa”, aconteceu no dia 26 de novembro, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, às 16h30.

O evento contou com apresentação especial do “Sarau das Pretas”, grupo formado por quatro escritoras/poetizas negras paulistanas, que declamaram alguns poemas de Noémia de Sousa com a mesma força que a autora escreve no seu livro. Enquanto os poemas eram declamados, a ilustradora do livro, Mariana Fujisawa, realizou uma intervenção artística na Balada. Também aconteceram performances literárias com os escritores Nelson Maca e Raffa Carvalho.

 

A Editora Kapulana agradece a todos que ajudaram a concretizar este belíssimo trabalho na Pré-balada Literária de Salvador e na Balada Literária de São Paulo, em especial o escritor Marcelino Freire, que tornou possível o lançamento do livro Sangue negro, de Noémia de Sousa, com muito carinho e dedicação.

São Paulo, 28 de novembro de 2016.

Veja fotos do evento: https://www.kapulana.com.br/26112016-um-canto-para-noemia-de-sousa-lancamento-de-sangue-negro-de-noemia-de-sousa-na-balada-literaria-2016-em-sao-paulo-sp/ 

Veja as fotos da Pré-Balada: https://www.kapulana.com.br/11-e-12-112016-lancamentos-de-a-noiva-de-kebera-de-aldino-muianga-e-de-sangue-negro-de-noemia-de-sousa-ii-pre-balada-literaria-da-bahia-biblioteca-dos-barris-salvador-ba/

Saiba mais sobre o livro Sangue negro: https://www.kapulana.com.br/produto/sangue-negro/ 

Saiba mais sobre a escritora Noémia de Sousa: https://www.kapulana.com.br/noemia-de-sousa/

Saiba mais sobre a ilustradora Mariana Fujisawa: https://www.kapulana.com.br/mariana-fujisawa/