Editora Kapulana participa da II Mostra do Cinema Africano na UFRJ

A Editora Kapulana participa das atividades da II Mostra de Cinema Africano promovida pelo Setor de Literaturas Africanas da Faculdade de Letras, do Depto. de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro

De 11 a 15 de abril de 2016, a Editora Kapulana participa das atividades da “II Mostra de Cinema Africano: não existe história única”, a convite da Professora Dra. Carmen Tindó, Titular de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O projeto no qual se insere a mostra é uma parceria entre a Faculdade de Letras da UFRJ, o Setor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras/UFRJ, o Cineclube Atlântico Negro, (CAN), a Cátedra Jorge de Sena e o Coletivo Negro Carolina de Jesus.

O evento foi organizado, como parte do programa de extensão cultural da universidade, pela Profa. Profa. Dra. Viviane Moraes (Literaturas Africanas de Língua Portuguesa), e pelo Prof. Mestre Clementino Jr. (Cineasta, Cineclubista FFP/ UERJ /CAN).

No primeiro dia, a diretora Rosana Weg fez uma exposição sobre o histórico e o perfil editorial da Kapulana e o seu vínculo com a cultura africana. Na ocasião, teve a oportunidade de discorrer sobre sua vivência como professora em Moçambique na passada década de 80 e expor os motivos que a levaram a criar um selo muito especial no catálogo da Kapulana: o “Vozes da África”.

Paralelamente à participação da diretora da Kapulana, a editora foi convidada a vender seus livros no local.

A “II Mostra de Cinema Africano: não existe história única” é de fundamental importância para a divulgação da produção cultural da África entre os brasileiros. Foram apresentados filmes de produtores africanos, com debates e mesas redondas sobre os temas de interesse, com a presença de renomados pesquisadores e representantes da universidade e de centros culturais.

A equipe da Editora Kapulana agradece a todos que a apoiaram durante as atividades, em particular aos srs. professores Carmen Tindó, Viviane Moraes, Clementino Jr. e Nazir A. Can.

São Paulo, 14 de abril de 2016.

 

Veja fotos do evento: http://www.kapulana.com.br/?p=5460

Saiba mais sobre a curadora do evento, Profa. Carmen L. Tindó Secco: http://www.kapulana.com.br/carmen-tindo-secco/