Notícias
WhatsApp Image 2017-10-12 at 20.52.18 (1)

Contação de história do livro Kambas para sempre, de Maria Celestina Fernandes, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

A Editora Kapulana promoveu a contação de história do livro Kambas para sempre, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Na tarde da última quinta-feira, dia 12 de outubro de 2017, feriado do Dia das Crianças, aconteceu o mais recente lançamento da Editora Kapulana, do livro Kambas para Sempre, de autoria da angolana Maria Celestina Fernandes. O evento, uma contação dramatizada e musical da história, aconteceu na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo.

As artistas Mariana Rhormens e Ana Vitória Prudente apresentaram Angola, a editora Kapulana e a menina Lueji, protagonista do livro Kambas para sempre.

Antes mesmo do início da apresentação, as crianças já se aproximavam, curiosas pelos panos africanos coloridos que compunham o cenário, as capulanas, para saber o que iria acontecer. A contação teve músicas, rimas e muita interação com o público que se aglomerou para ouvir a história de Lueji.

Kambas para sempre é a história de uma menina com nome de rainha, Lueji, que aprende com a avó Cisca a importância de celebrar suas origens africanas e de ser forte para lidar com as diferenças e o preconceito.

Kambas para sempre quer dizer Amigas para sempre!

No final da apresentação, a contadora Mariana Rhormens leu uma mensagem enviada diretamente de Angola pela autora Maria Celestina Fernandes, agradecendo ao público brasileiro por ouvir sua história e expressando a importância da mensagem trazida por Lueji.

Agradecemos a todos que puderam comparecer ao evento e a parceria da Livraria Cultura que, através de disposição, apoio e gentileza, tornou possível mais uma contação bem-sucedida da Editora Kapulana.

São Paulo, 16 de outubro de 2017.

 

Icone maozinha Saiba mais sobre o livro “Kambas para sempre”: http://www.kapulana.com.br/kambas-para-sempre-de-maria-celestina-fernandes/

Icone maozinha Saiba mais sobre a escritora Maria Celestina Fernandeshttp://www.kapulana.com.br/biografia-de-maria-celestina-fernandes/

Icone maozinha Saiba mais sobre a ilustradora Mariana Fujisawahttp://www.kapulana.com.br/biografia-de-mariana-fujisawa/

Icone maozinha Veja as fotos do lançamento: http://www.kapulana.com.br/12102017-lancamento-com-contacao-de-historia-kambas-para-sempre-na-livraria-cultura-do-conjunto-nacional-em-sao-paulo-sp/

Icone maozinha Veja o vídeo do lançamento: https://youtu.be/0Q9HJk2FGCc


 

2017-09-29_KPLN-LANCAMENTO-RDE_DSC_0072

LANÇAMENTO NO BRASIL DO LIVRO RODA DAS ENCARNAÇÕES, DE SÓNIA SULTUANE

A editora Kapulana lançou, em 29/09/2017, livro de poemas da escritora moçambicana, Sónia Sultuane, inédita no Brasil

Na noite de 28 de setembro de 2017, a equipe da editora Kapulana recebeu para um evento exclusivo de lançamento de seu mais novo livro, Roda das encarnações, escritores, colaboradores e convidados que participam do processo de edição da editora e apoiam suas iniciativas em divulgar as Vozes da África no Brasil.

O evento, na sede da Kapulana em São Paulo, teve início às 19h e contou com a voz brasileira de Daisy Serena, que apresentou alguns poemas do livro com uma leitura emocionada de textos selecionados.

Na sequência, houve uma apresentação sobre a autora, pois este é seu primeiro livro lançado no Brasil. Nesta obra de caráter lírico, Sónia Sultuane emociona o leitor ao revelar suas impressões mais profundas, como mulher, mãe, poeta e trabalhadora africana.

Os presentes, de várias nacionalidades, como moçambicanos, brasileiros e portugueses, tiveram a oportunidade de ver a exposição de livros do catálogo da Kapulana e a confraternizar em um momento precioso de divulgação da cultura moçambicana.

A Kapulana agradece a todos por terem prestigiado com sua presença o lançamento de seu novo livro Roda das Encarnações, da poeta moçambicana Sónia Sultuane.

Agradece aos colaboradores que se empenharam para que o evento ocorresse com sucesso. Agradece à escritora de Moçambique, Sónia Sultuane, por confiar sua obra à Kapulana. Agradece à Fundação Fernando Leite Couto, editora do livro em Moçambique.

O encontro foi bastante agradável e importante para que a Kapulana sinta-se forte para continuar no seu caminho de divulgar vozes literárias que, muitas vezes, ainda não ecoam no Brasil.

O livro Roda das encarnações está disponível para venda na loja virtual da Editora Kapulana.

São Paulo, 02 de outubro de 2017.

 

Icone maozinha Saiba mais sobre o livro: http://www.kapulana.com.br/roda-das-encarnacoes-sonia-sultuane/

Icone maozinha Veja as fotos do lançamento: http://www.kapulana.com.br/28092017-lancamento-roda-das-encarnacoes-sonia-sultuane-kapulana/

Icone maozinha Saiba mais sobre a escritora Sónia Sultuane: http://www.kapulana.com.br/sonia-sultuane/

 Icone maozinha Assista aos vídeos: 

https://www.youtube.com/watch?v=2XBPkOZ071o 

https://www.youtube.com/watch?v=5USAVQGunz4&feature=youtu.be

 


 

KPLN_NOA-NA-KPLN_DSC_0003

FRANCISCO NOA, CRÍTICO LITERÁRIO E REITOR DA UNILÚRIO, DE MOÇAMBIQUE, VISITA SUA EDITORA NO BRASIL, A KAPULANA

Em 13/07/2017, Francisco Noa, de Moçambique, autor de livros editados pela Kapulana no Brasil, visita a sede de sua editora, em São Paulo, capital

Na manhã de 14 de julho de 2017, Prof. Dr. Francisco Noa (Doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e atual reitor da Universidade Lúrio, de Moçambique) esteve nas dependências da Editora Kapulana, em São Paulo, capital, acompanhado da Prof. Dra. Tania Macêdo, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Foram recebidos pela diretora da Editora Kapulana e por toda a equipe responsável pela edição dos livros do renomado escritor moçambicano.

A Editora Kapulana lançou no Brasil este mês edição inédita de livro de ensaios de Francisco Noa: Uns e outros na literatura moçambicana. A Kapulana já tem outros dois títulos do escritor em seu catálogo: Perto do fragmento, a totalidade: olhares sobre a literatura e o mundo e Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária. São títulos de importância fundamental para os pesquisadores de cultura africana, particularmente de literatura moçambicana. Além disso, têm o mérito de apresentar ao público brasileiro escritores de Moçambique ainda não estudados no Brasil.

A Editora Kapulana foi responsável por sua participação em vários eventos culturais e científicos na cidade de São Paulo, como lançamento de seu novo livro na CBL e visita à Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo.

Por ocasião de sua visita à sede da editora, em 14 de julho passado, teve a oportunidade de estar em contato com toda a equipe que participou da elaboração das edições de seus livros. 

O escritor pôde conhecer presencialmente os colaboradores de sua casa editorial, e a equipe da Kapulana teve o privilégio de conversar pessoalmente com o autor de livros da editora. Foi um momento raro, e de suma importância, pois o escritor reside em Moçambique.

A Editora Kapulana agradece a Francisco Noa por sua atenção em conhecer pessoalmente sua casa e seus colaboradores.

 

São Paulo, 14 de julho de 2017.

Icone maozinha Veja as fotos: http://www.kapulana.com.br/13072017-escritor-mocambicano-francisco-noa-na-editora-kapulana/

Icone maozinha Saiba mais sobre a escritor Francisco Noahttp://www.kapulana.com.br/francisco-noa-escritor-mocambique-literatura-africana/

 

 


 

KPLN_ZUMBI-DOS-PALMARES

Prof. Francisco Noa, Reitor da Unilúrio, de Moçambique, visita a Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo

O Reitor da Universidade Lúrio, UniLúrio, de Moçambique, foi recebido na Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, capital

O escritor da Editora Kapulana, Prof. Francisco Noa, ensaísta moçambicano, Reitor da Universidade Lúrio (UniLúrio), em Moçambique, e a Diretora da editora brasileira, Kapulana, Rosana Morais Weg, foram recebidos na sexta-feira, 14 de julho de 2017, na Faculdade Zumbi dos Palmares, instituição comunitária, sem fins lucrativos, que tem por missão a inclusão e a formação qualificada de profissionais comprometidos com os valores da ética, dignidade da pessoa humana e diversidade étnico racial.

A visita aconteceu a convite da pró-reitora da Faculdade, Profa. Francisca Rodrigues, que recepcionou os convidados acompanhada da coordenadora acadêmica, Danielle Paiva, e de Cristina Lima, também colaboradora da instituição de ensino.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da faculdade, assistir a vídeo com apresentação de seus projetos, ver as exposições de painéis e fotos representativos dos ideais e valores da instituição, e trocarem informações e impressões sobre as particularidades das áreas de Educação e Cultura de seus países.

A Editora Kapulana presenteou a Faculdade Zumbi dos Palmares com os três livros do escritor Francisco Noa publicados pela Kapulana – Perto do fragmento, a totalidade, Império, mito e miopia e Uns e outros na literatura moçambicana, este último lançado na véspera, dia 13 de julho, na CBL, Câmara Brasileira do Livro.

Além desses títulos, a editora ofereceu outros de literatura moçambicana e angolana à Pró-Reitora da Zumbi dos Palmares  que, por seu lado, ofertou ao escritor e reitor moçambicano e à Editora Kapulana,  exemplares de publicações dessa famosa instituição de ensino.

A visita foi fundamental para o início de um intercâmbio cultural e acadêmico e o estabelecimento de futuros projetos de cooperação entre a Faculdade Zumbi dos Palmares e a UniLúrio, além de outras universidades de Moçambique. Também estabelece um relacionamento entre a Faculdade e a Editora Kapulana, para parcerias e projetos futuros.

Agradece aos participantes da mesa e a todos os membros da CBL, que receberam tão cordialmente o Reitor da Universidade do Lúrio e escritor da Editora Kapulana.

A Editora Kapulana agradece a Pró-Reitora Francisca Rodrigues pela oportunidade de apresentar a um de seus escritores, também reitor de uma universidade moçambicana, um projeto social e educacional de tamanha relevância, o da faculdade brasileira Zumbi dos Palmares.

São Paulo, 14 de julho de 2017.

 

Icone maozinha Veja as fotos da visita: http://www.kapulana.com.br/fotos/

Icone maozinha Saiba mais sobre a Faculdade Zumbi dos Palmares: http://www.zumbidospalmares.edu.br/index.php/institucional/quem-somos

Icone maozinha Saiba mais sobre o livro Uns e outros na literatura moçambicanahttp://www.kapulana.com.br/uns-e-outros-na-literatura-mocambicana-ensaios-francisco-noa/

Icone maozinha Saiba mais sobre a escritor Francisco Noahttp://www.kapulana.com.br/francisco-noa-escritor-mocambique-literatura-africana/

Icone maozinha Leia o prefácio do livro Uns e outros na literatura moçambicana: “Meu encontro com Jorge Amado”: http://www.kapulana.com.br/o-meu-encontro-com-jorge-amado-por-francisco-noa/


 

KPLN_NOA-NA-CBL_DSC_0082

Editora Kapulana lança novo livro de Francisco Noa em evento na Câmara Brasileira do Livro

A Editora Kapulana apresentou seu novo livro, Uns e outros na literatura moçambicana, de Francisco Noa, em encontro na CBL

Na manhã de quinta-feira, 13 de julho de 2017, o professor e ensaísta moçambicano Francisco Noa, Reitor da Universidade Lúrio (UniLúrio), foi recebido na Câmara Brasileira do Livro (CBL) para o lançamento do seu novo livro, Uns e outros na literatura moçambicana, publicado pela Editora Kapulana, e para compartilhar com personalidades dos meios livreiro e acadêmico, suas experiências como gestor de educação e como escritor.

O presidente da CBL, Sr. Luís Antonio Torelli, presidiu a mesa de debates, que foi  mediada por Francis Manzoni, da coordenação da CPCPLP (Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa). Além de representantes da CBL e da Editora Kapulana, estiveram presentes intelectuais, profissionais do livro, educadores, gestores de instituição de ensino e pesquisa e entusiastas da literatura, do Brasil, de Moçambique e de Portugal.

Noa apresentou seu novo livro, Uns e outros na literatura moçambicana, e falou, brevemente, sobre a literatura moçambicana e a literatura brasileira e sobre o sistema de educação em Moçambique. Colocou questões relacionadas a temas como alteridade, identidade e as novas tendências literárias em Moçambique, mais especificamente, a conexão de autores contemporâneos com o Oceano Índico e o que ele representa para a cultura moçambicana.

A seguir, Francis Manzoni apresentou projetos futuros da CPCPLP que devem contribuir para a integração de ações entre Brasil e Moçambique, dois países de língua portuguesa de grande peso no mundo literário.

Para finalizar, Prof. Noa participou de sessão de autógrafos de seu novo livro de ensaios, o terceiro publicado pela Editora Kapulana, Uns e outros na literatura moçambicana.

A Editora Kapulana agradece a Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes (Gerente de Relações Internacionais) e a Cinthia M. Favilla (Gerente Executiva de Projetos da CBL) que não mediram esforços para que esse encontro ocorresse.

Agradece aos participantes da mesa e a todos os membros da CBL, que receberam tão cordialmente o Reitor da Universidade do Lúrio e escritor da Editora Kapulana.

A Editora Kapulana agradece especialmente ao professor Francisco Noa pela oportunidade de compartilhar com os brasileiros conhecimentos, percepções e ideias, que contribuem para aproximar Brasil e Moçambique.

O livro Uns e outros na literatura moçambicana está disponível na loja virtual da Kapulana.

São Paulo, 13 de julho de 2017.

 

Icone maozinha Veja as fotos do evento na CBL: http://www.kapulana.com.br/francisco-noa-escritor-mocambicano-lanca-novo-livro-na-camara-brasileira-do-livro-em-sao-paulo/

Icone maozinha Saiba mais sobre o livro Uns e outros na literatura moçambicana, ensaios,  e leia alguns trechos: http://www.kapulana.com.br/uns-e-outros-na-literatura-mocambicana-ensaios-francisco-noa/

Icone maozinha Saiba mais sobre a escritor Francisco Noahttp://www.kapulana.com.br/francisco-noa-escritor-mocambique-literatura-africana/

Icone maozinha Sobre o prefácio do livro Uns e outros na literatura moçambicana: “Meu encontro com Jorge Amado”: http://www.kapulana.com.br/o-meu-encontro-com-jorge-amado-por-francisco-noa/


 

2017-06-06-07-PATRAQUIM_UFRJ-UFF_DSC_0063

Editora Kapulana lança livro de Luís Carlos Patraquim no Brasil

A Editora Kapulana promoveu sessões de autógrafos do novo livro de Luís Carlos Patraquim, O cão na margem, nas universidades UFRJ e UFF

LUÍS CARLOS PATRAQUIM, consagrado poeta e roteirista moçambicano, foi convidado especial para dois eventos brasileiros: a III MOSTRA DE CINEMA AFRICANO, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o ENCONTRO COM O POETA MOÇAMBICANO LUÍS CARLOS PATRAQUIM, na Universidade Federal Fluminense.

No dia 6 de junho de 2017, a Editora Kapulana promoveu o lançamento do novo livro de Luís Carlos Patraquim nas duas referidas universidades: seu livro de poemas O cão na margem.

Na Mostra de Cinema na UFRJ, o público teve a oportunidade de assistir a filmes e conversar com o autor sobre sua obra literária e roteiros cinematográficos. Na UFF, em Niterói, professores, alunos e outros pesquisadores prestigiaram a presença do ilustre poeta, participando de sessão de leitura de poesia e debate sobre a literatura moçambicana.

Os debates contaram com a presença de renomados pesquisadores das áreas de cultura e literaturas africanas de língua portuguesa de várias universidades brasileiras que abrilhantaram o evento com a difusão de suas ideias e tópicos de pesquisas.

O escritor Luís Carlos Patraquim foi aplaudido com entusiasmo e participou gentilmente das concorridas sessões de autógrafos de seu novo livro O cão na margem, da Editora Kapulana.

A Editora Kapulana agradece a todos que contribuíram para o lançamento no Brasil dessa importante obra de literatura moçambicana. Apresenta especiais agradecimentos às equipes da Faculdade de Letras/ Setor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense.

São Paulo, 8 de junho de 2017.

Saiba mais:

Icone maozinha Veja as fotos: http://www.kapulana.com.br/06-07062017-lancamento-o-cao-na-margem-na-ufrj-e-uff-no-rio-de-janeiro/

Icone maozinha Saiba mais sobre o livro O cão na margem e leia alguns trechos: http://www.kapulana.com.br/o-cao-na-margem-luis-c-patraquim/

Icone maozinha Saiba mais sobre a escritor Luís Carlos Patrauim: http://www.kapulana.com.br/luis-carlos-patraquim/

Icone maozinha Sobre o prefácio do livro O cão na margem: http://www.kapulana.com.br/das-margens-poesia-ainda-por-cintia-machado-de-campos-almeida/


 

2017-05-11_KPLN_CANCOES-DO-CAOS_CULTURA-PAULISTA_DSC_0048

Lançamento do livro “Canções do caos, vozes brasileiras”, da Editora Kapulana, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

A Editora Kapulana lançou o livro Canções do caos, vozes brasileiras, coletânea de textos poéticos das escritoras Adriana Cecchi, Ana Júlia Baldi, Andrea Lucia Barros e Marcella Barbieri, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, SP

Na noite do dia 11 de maio, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, loja da Av. Paulista, na cidade de São Paulo, ocorreu o lançamento do livro Canções do caos, vozes brasileiras. Publicado pela Editora Kapulana, o livro é uma coletânea de textos poéticos das autoras Adriana Cecchi, Ana Júlia Baldi, Andrea Lucia Barros e Marcella Barbieri, com poesias e narrativas acerca do amor, da perda e do caos da cidade.

O evento teve início às 18h30 e contou com a presença das quatro autoras, que deram autógrafos e receberem seus convidados, familiares e amigos, além de outros leitores que vieram prestigiar o lançamento da obra.

A Kapulana agradece a todos que puderam comparecer ao evento e à equipe da Livraria Cultura que, através de disposição e apoio, tornou possível mais uma atividade literária.

O livro Canções do caos, vozes brasileiras está disponível para venda na loja virtual da Editora Kapulana.

São Paulo, 12 de maio de 2017.

 

Icone maozinha Veja as fotos: http://www.kapulana.com.br/11052017-lancamento-de-cancoes-do-caos-vozes-brasileiras-na-livraria-cultura-do-conjunto-nacional-em-sao-paulo-sp/

Icone maozinha Leia alguns trechos do livro: http://www.kapulana.com.br/cancoes-do-caos-vozes-brasileiras-de-andrea-barros-adriana-cecchi-ana-julia-baldi-e-marcella-barbieri/

Icone maozinha Saiba mais sobre a Editora Kapulana: http://www.kapulana.com.br/a-editora/

Icone maozinha Saiba mais sobre escritores e ilustradores da Editora Kapulana:

http://www.kapulana.com.br/nossos-autores/

http://www.kapulana.com.br/nossos-ilustradores/


 

2017-05-10_KPLN_COLEGIO-OSWALD-DE-ANDRADE_DSC_0047

Editora Kapulana na Semana Literária do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo, SP

A Editora Kapulana participou da “Semana Literária” do Colégio Oswald de Andrade, na unidade da Cerro Corá, em São Paulo, SP

A Editora Kapulana participou da “Semana Literária” do Colégio Oswald de Andrade, na unidade da Rua Cerro Corá, em São Paulo, SP. O tema de 2017 foi “Margens”. A Editora Kapulana foi convidada a apresentar aos alunos de ensino médio um panorama sobre Literatura Moçambicana no Brasil.

No dia 10 de maio de 2017, Rosana Morais Weg, diretora editorial da Kapulana, e Mariana Fujisawa, ilustradora de vários livros da série “Vozes da África”, da editora, conduziram a apresentação denominada “Literaturas africanas de língua portuguesa: Moçambique”. A mediadora da apresentação foi a profa. Janaína Arruda da Silva.

A atividade consistiu em palestra, apresentação de vídeo e depoimentos de Rosana e Mariana sobre suas vivências em Moçambique. Paralelamente houve exposição de livros de autores da série “Vozes da África”, como Ungulani Ba Ka Khosa (Orgia dos loucos), Suleiman Cassamo (O regresso do morto) e Noémia de Sousa (Sangue negro). Algumas ilustrações da artista Fujisawa para os livros também estavam expostas.

Para finalizar, o público, constituído por alunos e professores do ensino médio, colocou questões, e um debate foi desenvolvido sobre temas de interesse como: linha editorial, panorama político e literário da cultura moçambicana, divulgação da literatura africana no Brasil, Literatura e História da África nas escolas, o registro escrito e o registro por imagens na literatura, dentre outros.

O público acompanhou atentamente a apresentação e participou do debate com interesse.

A Editora Kapulana agradece ao Colégio Oswald de Andrade que possibilitou à Kapulana mostrar seu trabalho editorial. Agradece a Eric Netto, Coordenador de Bibliotecas e Projetos de Leitura, e a Janaína Arruda da Silva, professora de Literatura. Agradece também à equipe de apoio e organização do evento.

São Paulo, 11 de maio de 2017.

Icone maozinha Veja as fotos:

http://www.kapulana.com.br/10052017-editora-kapulana-no-colegio-oswald-de-andrade-em-sao-paulo-sp/

Icone maozinha Saiba mais sobre a Editora Kapulana:

http://www.kapulana.com.br/a-editora/

Icone maozinha Saiba mais sobre escritores e ilustradores da Editora Kapulana:

http://www.kapulana.com.br/nossos-autores/

http://www.kapulana.com.br/nossos-ilustradores/

Icone maozinha Saiba mais sobre o Colégio Oswald de Andrade:

http://www2.colegiooswald.com.br/pt-br/conheca/


 

DSC_0115-editada

Escritores moçambicanos da Kapulana no Brasil – de 28/04 a 07/05/2017

Escritores moçambicanos da Editora Kapulana participam no Brasil de diversas atividades, em São Paulo, Poços de Caldas e Campinas

UNGULANI BA KA KHOSA, LUCÍLIO MANJATE e SANGARE OKAPI, escritores moçambicanos com livros publicados pela brasileira editora Kapulana, cumpriram extensa agenda de atividades durante sua estadia no Brasil, no período entre 28 de abril e 7 de maio de 2017, em três cidades brasileiras: São Paulo, Poços de Caldas e Campinas.

Em 28 de abril, pela manhã, a comitiva de Moçambique da qual faziam parte os três escritores moçambicanos da Kapulana, autoridades de Moçambique e outros escritores, foi recebida com um café da manhã de boas-vindas na CBL, Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, capital, em cerimônia conduzida por seu presidente Luís Antonio Torelli. A diretora da Editora Kapulana, Rosana M. Weg, participou da mesa de recepção aos moçambicanos, ao lado, entre outros, de Gisele Ferreira, curadora do Flipoços, Roberto Dove, representante do Ministério da Cultura de Moçambique, e Romualdo Jonhan, cônsul de Moçambique no Brasil.

No dia seguinte, 29 de abril, a comitiva moçambicana partiu para Poços de Caldas, MG, sede da 12a. Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e FliPoços 2017 – Festival Literário de Poços de Caldas. Durante a abertura oficial do FliPoços 2017, Ungulani Ba Ka Khosa, autor dos livros publicados pela Kapulana, Orgia dos loucos e O rei mocho, foi o escritor estrangeiro homenageado desta 12a. edição do festival literário.

No dia 1o. de maio, UNGULANI BA KA KHOSA, LUCÍLIO MANJATE e SANGARE OKAPI participaram de sessões de autógrafos de seus livros. Na ocasião, foram lançados dois novos títulos: A triste história de Barcolino, o homem que não sabia morrer, de Lucílio Manjate, também autor de O jovem caçador e a velha dentuça. Sangare Okapi autografou Mesmos barcos ou poemas de revisitação do corpo.

No dia 02 de maio, pela manhã, na esplanada do “Café Concerto”, no Parque José Afonso Junqueira, em Poços de Caldas, MG, a comitiva de escritores de Moçambique, composta pelos escritores da Kapulana, Ungulani Ba Ka Khosa, Lucílio Manjate e Sangare Okapi, e os escritores Paulina Chiziane, Mbate Pedro, Rui Laranjeira e Dani Wambire, participaram de uma sessão ao ar livre de entrevistas e leituras de textos literários, conduzida pelo jornalista e escritor  Claufe Rodrigues, para o programa televisivo Globo News Literatura.

Nos outros dias do importante evento literário, Ungulani Ba Ka Khosa, Lucílio Manjate e Sangare Okapi participaram de várias atividades como encontros com outros escritores, rodas de conversas com leitores, mesas temáticas, sessões de autógrafos no stand da Kapulana/Inalivros, sessões de fotos e filmagens.

No dia 3 de maio, os escritores da Kapulana, acompanhados do escritor Mbate Pedro, participaram da “II Jornada de Teoria Literária e Literaturas Africanas”, na Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. O evento foi organizado pelo GELCA (Grupo de Estudos de Cultura e Literatura Africanas) e pelo IEL (Instituto dos Estudos da Linguagem), com o apoio da Editora Kapulana.

Na ocasião os escritores tiveram a oportunidade de falar sobre a história da literatura moçambicana e conversar com alunos, professores e outros pesquisadores sobre o processo de criação literária das diversas gerações de escritores de Moçambique.

Para finalizar o evento, o grupo formado pelas artistas Mariana Rhormens, Ana Pessoa e Thaiane Atanásio fez apresentação cênica com leitura dramatizada de trechos das obras de Ungulani Ba Ka Khosa (Orgia dos loucos), de Lucílio Manjate (A triste história de Barcolino, o homem que não queria morrer) e de Sangare Okapi (Mesmos barcos ou poemas de revisitação do corpo). Escritores e artistas tiveram a oportunidade de interagir com o público e foram bastante aplaudidos.

A Editora Kapulana agradece a todos que contribuíram para a divulgação de seus escritores moçambicanos e suas obras no Brasil: governo de Moçambique, equipe do FliPoços 2017, equipe da CBL (Câmara Brasileira do Livro), equipes da Unicamp, do GELCA (Grupo de Estudos de Cultura e Literatura Africanas) e IEL (Instituto dos Estudos da Linguagem), InaLivros, equipe da Kapulana e aos escritores de Moçambique, e seus acompanhantes, sempre atenciosos e dispostos a participar das atividades propostas.

Saiba mais:

Kapulana, escritores e suas obras:

Icone maozinha www.kapulana.com.br/nossos-autores

 

CBL – Câmara Brasileira do Livro, São Paulo, SP – Recepção à comitiva de Moçambique:

Icone maozinha http://www.kapulana.com.br/28042017-recepcao-comitiva-de-mocambique-na-cbl-em-sao-paulo-sp/

 

FliPoços 2017, Poços de Caldas, MG:

Icone maozinha Fotos da abertura oficial: http://www.kapulana.com.br/29042017-abertura-oficial-do-flipocos-2017-em-pocos-de-caldas-mg/

Icone maozinha Fotos dos lançamentos de livros e sessões de autógrafos: http://www.kapulana.com.br/01052017-lancamento-de-mesmos-barcos-ou-poemas-de-revisitacao-do-corpo-de-sangare-okapi-e-a-triste-historia-de-barcolino-o-homem-que-nao-sabia-morrer-de-lucilio-manjate-no-flipocos-em-po/

Icone maozinha Fotos dos encontros dos escritores moçambicanos: http://www.kapulana.com.br/02052017-encontros-dos-escritores-da-kapulana/

Icone maozinha Vídeo dos encontros dos escritores moçambicanos: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1516171298424814&id=494520167256604

II Jornada de Teoria Literária e Literaturas Africanas”, Unicamp, Campinas, SP:

Icone maozinha http://www.kapulana.com.br/03052017-editora-kapulana-na-unicamp-ii-jornada-de-teoria-literaria-e-estudos-africanos/

 


 

20170325_154215-editada

Editora Kapulana na “Desvairada – Feira de Livros de Poesia de São Paulo”

A Editora Kapulana participou da “Desvairada – Feira de Livros de Poesia de São Paulo”, no espaço Aldeia, em São Paulo, SP

Durante os dias 24 e 25 de março de 2017, sábado e domingo, a Editora Kapulana esteve presente na 1a. edição da “Desvairada – Feira de Poesia de São Paulo”, que teve lugar no magnífico espaço cultural “Aldeia”, em Pinheiros, à rua Lisboa, 445, na capital de São Paulo.

Das 17h do dia 24 até as 21h do dia 25 de março, a Editora Kapulana, em conjunto com outras editoras independentes, participou de exposição, vendas e atividades de leitura poética.

A artista Daisy Serena fez a leitura de poemas do livro Sangue Negro, da escritora moçambicana Noémia de Sousa, conhecida como a “Mãe dos Poetas Moçambicanos”. Trata-se da primeira edição do livro no Brasil, ilustrada pela brasileira Mariana Fujisawa. O público acompanhou atentamente a leitura e aplaudiu a sessão que trouxe ao evento uma voz africana, na voz brasileira de Daisy Serena.

Durante o evento, a Kapulana divulgou seus poetas moçambicanos Lica Sebastião, Pedro Pereira Lopes, Sílvia Bragança, e o brasileiro Francisco Maciel Silveira. A Editora aproveitou a ocasião para anunciar seus próximos lançamentos de poesia moçambicana: O cão na margem, de Luís Carlos Patraquim; Mesmos barcos ou poemas de revisitação do corpo, de Sangare Okapi; e Roda das encarnações, de Sónia Sultuane. Ainda como próximos lançamentos, anunciou sua primeira antologia de poesia brasileira, Canções do caos, vozes brasileiras, e o primeiro livro de Ana Mafalda Leite editado pela Kapulana, Outras fronteiras, fragmentos de narrativas.

A Editora Kapulana agradece aos organizadores da “Desvairada” – Leonardo Gandolfi, Marília Garcia, Fabiano Calixto e Tiago Marchesano – que deram a oportunidade à Kapulana de divulgar seu trabalho editorial em um espaço colaborativo de convivência com outras editoras de poesia.

São Paulo, 27 de março de 2017.

Icone maozinha Saiba mais sobre o livro Sangue Negro e leia alguns trechos: http://www.kapulana.com.br/sangue-negro-de-noemia-de-sousa-literatura-africana-poesia-mocambique/

Icone maozinha Saiba mais sobre a escritora Noémia de Sousa: http://www.kapulana.com.br/biografia-de-noemia-de-sousa/

Icone maozinha Saiba mais sobre a ilustradora Mariana Fujisawa: http://www.kapulana.com.br/biografia-de-mariana-fujisawa/

Icone maozinha Saiba mais sobre a “Desvairada, feira de poesia de São Paulo”: https://desvairadasite.wordpress.com/

Icone maozinha Veja as fotos: http://www.kapulana.com.br/24-25032017-devairada-feira-de-livros-de-poesia-na-aldeia-445-em-sao-paulo-sp/