LANÇAMENTO! 16 de outubro! Roteiros Provinciais, de João Paulo Borges Coelho
A Kapulana lança no Brasil, em 16 de outubro de 2024, ROTEIROS PROVINCIAIS, do moçambicano JOÃO PAULO BORGES COELHO.
Roteiros provinciais, do moçambicano João Paulo Borges Coelho, é um conjunto de quatro novelas independentes localizadas na imensa periferia dos centros urbanos ou na zona rural mais profunda de Moçambique. São histórias que nos levam a conhecer espaços e personagens do período que vai desde a luta de libertação de Moçambique até o período pós-independência do país — que ocorreu em 1975. Une estas novelas a reflexão sobre o tempo e o espaço, sobre a relação entre o que aconteceu e o que é ficção. Questões que provocam nossa reflexão surgem nas novelas como: O que é memória e o que é história? O que é história e o que é criação? Quando sonho e realidade se encontram? O que é real e o que é imaginário?
A edição brasileira tem capa de Mariana Fujisawa e projeto gráfico de Daniela Miwa Taira. A obra é ilustrada com figuras, fotos, notas e mapas gentilmente cedidos pelo autor.
Roteiros provinciais é uma obra de ficção composta por 4 novelas:
“9 Alexander Road”: Sobre um moçambicano que trabalhou no Zimbábue (antiga Rodésia) antes da Independência de Moçambique, e agora volta ao seu antigo local de trabalho, na “9 Alexander Road“, a fim de reconhecer lugares e pessoas.
“Figuras de papel”: Após fazer um mapa de aldeias extintas de Moçambique, o narrador parte em busca de dados reais para entender a história daqueles lugares e das pessoas que lá viveram antes da independência do país. Surpreende-se com o que encontra e passa a questionar o que é registro e o que é memória de fatos históricos.
“Cenas da vida na aldeia”: Um relato das atividades de uma brigada de reconstrução de aldeias na província do Niassa, norte de Moçambique, após a independência do país. Situações do dia a dia, como a construção de um forno para a fabricação de tijolos, questões sobre a organização de atividades culturais e administrativas, solução de conflitos e desastres e decisões políticas compõem um quadro dinâmico da época pós-independência em Moçambique.
“Viagem nas estrelas”: É parte da história de vida de Russel Parker, americano da Califórnia, que trabalhou em Moçambique como cinegrafista e pesquisador universitário em Maputo. Acompanhamos a trajetória de Parker a partir de um acidente de motocicleta que provoca uma série de episódios inusitados na vida do protagonista no período pós-independência do país.
TRECHOS:
“Nehanda era a voz dos limoeiros da terra, aqueles que levavam em ombros as laranjas de Mazoe, e a última mensagem que deixou dizia que os seus ossos voltariam a levantar-se do chão para prosseguir a luta. E era ao som dos insultos gritados por ela que os estudantes negros do campus viam despontar a alvorada.”
“No fundo, era como se quisesse manter o meu mapa de aldeias imaginárias a salvo da interferência das aldeias reais, deixando que o destino concedesse a estas últimas uma segunda oportunidade.”
“O estremecer da folhagem tanto podia ser da passagem de um bando de mabecos listados como do respirar de um enorme elefante cinzento entre as árvores, interrompendo o mastigar das folhas para assistir, imóvel e de muito perto, à passagem da coluna.”
“Segundo uma curiosa visão das coisas, uma história é um conjunto de várias possibilidades e à medida que vamos escolhendo umas somos forçados a descartar aquelas que as contradizem.”
O autor: JOÃO PAULO BORGES COELHO
O escritor moçambicano JOÃO PAULO BORGES COELHO é historiador e professor titular de História Contemporânea na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique. Publica obras de ficção desde 2003, muitas delas premiadas. Sua vasta obra inclui bandas desenhadas, romances, contos e novelas, publicados em Moçambique, Portugal, Itália, Colômbia e, mais recentemente, no Brasil pela Kapulana.
O livro: ROTEIROS PROVINCIAIS: NOVELAS
Roteiros provinciais é o 5º livro de João Paulo Borges Coelho que a Kapulana publica no Brasil. A Kapulana já publicou: As visitas do Dr. Valdez, Crônica da Rua 513.2, Quatro histórias e Museu da Revolução.
Apresentação sobre a obra: 1-Kapulana_ROTEIROS-PROVINCIAIS-Apresentacao-ppt-do-livro-KPLN
*****
Sobre a Editora Kapulana
Editora voltada para a publicação e divulgação de autores brasileiros e estrangeiros com foco na literatura africana com seleção de títulos marginais, ou seja, de pouca visibilidade na mídia. O catálogo da editora Kapulana preza pela diversidade e apresenta obras voltadas para literatura infantil, jovens e adultos, assim como memórias, biografias e obras científicas. Com o compromisso de ampliar e apresentar diversas linguagens literárias ao público brasileiro, os escritores, ilustradores e colaboradores da Kapulana são de países como Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Nigéria, Quênia e Zimbábue.
Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:
- Facebook: https://www.facebook.com/ekapulana/
- Instagram: https://www.instagram.com/editorakapulana/
- Twitter: https://twitter.com/editorakapulana
- YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdg9-g5GiahREhT6Vf6of9g
[Atualizada em 25 de setembro de 2024.]