LANÇAMENTO! Em 17 de março! ASSIM NÃO, SENHOR PRESIDENTE!, de Ungulani Ba Ka Khosa

Em 17 de março de 2025, a Editora Kapulana lança no Brasil, ASSIM NÃO, SENHOR PRESIDENTE!, o romance mais recente do moçambicano UNGULANI BA KA KHOSA.
UNGULANI BA KA KHOSA (nome em tsonga de FRANCISCO ESAÚ COSSA) nasceu em Inhaminga, distrito de Cheringoma, província de Sofala, Moçambique.
Professor de carreira, exerceu funções importantes em Moçambique como as de Diretor do Instituto Nacional do Livro e do Disco, Diretor Adjunto do Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual de Moçambique e Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO).
Tem forte vínculo com a cultura brasileira, tendo participado de vários eventos culturais e acadêmicos no Brasil, como FlinkSampa (São Paulo/SP), Afrolic (Recife/PE), FliPoços (Poços de Caldas/MG), FliParaíba (João Pessoa /PB), USP (São Paulo/SP) e Unicamp (Campinas/SP).
*Seu primeiro livro foi publicado em 1987 consolidando-se como um marco na literatura africana e mundial: Ualalapi, que foi reeditado em 2018 pela Kapulana como parte do livro: Gungunhana: Ualalapi e As mulheres do Imperador.*
*****
O livro: ASSIM NÃO, SENHOR PRESIDENTE!
Assim não, senhor Presidente! é o novo romance do moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, lançado em 2023 em Moçambique, e agora no Brasil pela Editora Kapulana.
O romance é composto por oito textos de memórias, as “Memórias Possíveis”, e nove textos de narrativas do presente, que vêm intercalados.
A combinação dessas lembranças, narrativas da atualidade, diálogos, cartas, citações e documentos resulta em um conjunto ficcional, com olhar crítico, composto por momentos desde antes da luta de libertação de Moçambique até os dias de hoje, em que transitam personagens das várias camadas da sociedade moçambicana — homens e mulheres — como guerrilheiros da luta armada de libertação, políticos, professores, jornalistas, médicos, estudantes, empresários. Vivem principalmente nos bairros de Maputo e cidades próximas, sendo que algumas das lembranças nos levam também para outras províncias de Moçambique e outros países.
*Assim não, senhor Presidente! é o 4º livro de Ungulani Ba Ka Khosa que a Kapulana publica no Brasil. A Kapulana já publicou: O rei mocho, Orgia dos loucos e Gungunhana: Ualalapi e As mulheres do Imperador.*
- Capa: Mariana Fujisawa
- Projeto gráfico: Daniela Miwa Taira
- Coordenação editorial: Rosana M. Weg
- Formatos: brochura e e-book (em edição)
*****
ALGUNS TRECHOS:
“No subúrbio, pós-independência, os pobres pretos de outrora continuavam pobres e comemoravam, à sua maneira, o ano prestes a findar, com o pouco que tinham na mesa de madeira coberta por uma toalha de plástico, e um candeeiro a petróleo no centro da mesma a enterrar-se, de forma desequilibrada, no chão de areia; sentados em pequenos bancos de madeira, passavam de mão em mão a caneca com a cerveja tradicional. Todos ansiavam pelo novo ano, na esperança de outras melhoras na crescente pauperização da sociedade a militarizar-se.”
“Aprende isso, filho! Agora que andas na universidade deves ter o olho aberto, Este país não avança com estes sacanas! Um país não pode ser governado com inveja, mágoa, vingança, Um país deve ser de todos e não de poucos, poucos que se acham os mais inteligentes do mundo, foda-se! Era assim o velho mecânico Furtado…”
“Luísa não se preocupou de imediato com a mboa, por ser um prato rápido, diferente da matapa que aos sábados o casal fazia questão de levar à casa da avó, em alternância com a feijoada. A matapa requeria outro tempo de cozedura, outras formas de tratar a panela, a começar pelas folhas de mandioca, base do prato, que precisam de ser piladas com alho e, depois, dado importante, vão à panela com a água que serviu para limpar o pilão;”
“Eu respiro outro ar, sinto, pela primeira vez, que estou na minha terra. Ontem sentia-me estrangeiro na minha própria terra. Havia os verdadeiros nacionais. E nós, a maioria, tínhamos que mendigar a nossa cidadania…”
“Dezenove horas. As luzes dos candeeiros da principal avenida da cidade mostravam-se já cansadas nos postes meio descaídos; em muitos as lâmpadas haviam fundido há anos; nas ruas secundárias os candeeiros acompanhavam a noite, na escuridão que lhe é característica nestes trópicos onde as estrelas, projetadas nas suas constelações, pouco diziam às populações urbanizadas, habituadas aos calendários já uniformizados e às horas pontuadas em Greenwich.”
*****
LINKS de interesse:
- O livro: Assim não, senhor Presidente! https://www.kapulana.com.br/produto/assim-nao-senhor-presidente/
- O autor: https://www.kapulana.com.br/ungulani-ba-ka-khosa/
- O rei mocho: https://www.kapulana.com.br/produto/o-rei-mocho-1-contos-de-mocambique/
- Orgia dos loucos: https://www.kapulana.com.br/produto/orgia-dos-loucos/
- Gungunhana: Ualalapi e As mulheres do Imperador: https://www.kapulana.com.br/produto/gungunhana-ualalapi-as-mulheres-do-imperador/
- Sala dos Professores/ Apresentação (pptx/pdf): https://www.kapulana.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Kapulana_ASSIM-NAO-SR-PRESIDENTE_UNGULANI_Apresentacao-ppt-do-livro-KPLN-2025-1.pdf
*****
Sobre a Editora Kapulana
Editora voltada para a publicação e divulgação de autores brasileiros e estrangeiros com foco na literatura africana com seleção de títulos marginais, ou seja, de pouca visibilidade na mídia. O catálogo da editora Kapulana preza pela diversidade e apresenta obras voltadas para literatura infantil, jovens e adultos, assim como memórias, biografias e obras científicas. Com o compromisso de ampliar e apresentar diversas linguagens literárias ao público brasileiro, os escritores, ilustradores e colaboradores da Kapulana são de países como Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Nigéria, Quênia e Zimbábue.
Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:
- Facebook: https://www.facebook.com/ekapulana/
- Instagram: https://www.instagram.com/editorakapulana/
- Twitter: https://twitter.com/editorakapulana
- YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdg9-g5GiahREhT6Vf6of9g
[Atualizada em 10 de março de 2025.]