O QUASE FIM DO MUNDO, de Pepetela, leitura para o vestibular da UERJ 2026

O quase fim do mundo, do angolano Pepetela, publicado pela Kapulana, está indicado como leitura para o vestibular da UERJ de 2026
O romance O quase fim do mundo, de autoria do angolano Pepetela, faz parte da lista das obras literárias indicadas como leitura para o vestibular da UERJ, 2026. A indicação é resultado de consulta pública entre os leitores da Revista Eletrônica Vestibular UERJ.
O AUTOR:
Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, PEPETELA, pseudônimo pelo qual era conhecido no MPLA (Movimento Popular pela Libertação de Angola), nasceu em 1941 em Benguela, Angola. Participou da luta de libertação angolana, em Cabinda, onde foi simultaneamente guerrilheiro e responsável no setor da Educação. Após a independência do país em 1975, foi vice-ministro, professor universitário e atuou em várias organizações culturais.
Tem muitos livros publicados, sendo o primeiro As aventuras de Ngunga (1973) publicado pela Kapulana em 2023, e o mais recente Tudo-está-ligado, (2024), a ser lançado no Brasil pela Kapulana, em 2025.
Pepetela recebeu vários prêmios, medalhas e outras homenagens, como Prêmio Camões (1997), pelo conjunto da obra; Prémio Literário dstangola/Camões, pelo livro Sua Excelência, de corpo presente, 2021; Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve (Portugal, 2010); Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), 2021.
O LIVRO
O quase fim do mundo, romance futurista do angolano PEPETELA, inicia-se em Calpe, cidade fictícia em algum ponto da África, entre as regiões Central e Austral, onde um grupo de pessoas sobrevive a um evento apocalíptico de origem desconhecida.
Em O quase fim do mundo, Pepetela apresenta uma história forte de luta pela sobrevivência, com destaque para o trabalho coletivo de um grupo diversificado de pessoas, sem esquecer as relações humanas e como elas se desenvolvem em momentos de crise e medo. A narrativa distópica é cativante, com personagens complexas e a África como lugar simbólico do renascer da humanidade.
O médico Simba Ukolo, ao voltar para casa, após um dia de trabalho, presencia um clarão que ilumina todo o céu. Na sequência, toda a vida na terra é aniquilada, sobrando apenas as roupas das pessoas, algumas plantas e poucos animais. Aos poucos, Simba percebe que não está só. Um grupo de sobreviventes, de origem e perfis diversos começa a se formar. Eventos inesperados levam as personagens a rever seus valores e a tomar atitudes antes não previstas.
O romance faz parte da série “Vozes da África”, da Editora Kapulana. Foi lançado originalmente em 2008 em Portugal , em 2019, no Brasil pela Editora Kapulana.
A capa do livro é de Mariana Fujisawa.
Atualmente a Kapulana tem seis livros de Pepetela publicados no Brasil. Lançará ainda em 2025, o 7º livro do autor: Tudo-está-ligado.
ALGUNS TRECHOS DO LIVRO:
“Chamo-me Simba Ukolo, sou africano, e sobrevivi ao fim do mundo. Se o fim do mundo quer dizer o aniquilamento absoluto da humanidade, haverá algum exagero na afirmação, pois escapou alguém, eu, Simba Ukolo, na ocorrência. Isso foi a primeira impressão, sozinho na minha cidade natal. Terrível sensação de solidão e de perda, mas sobretudo uma tontura de incredulidade. Dava mesmo para acreditar em coisa mais absurda? Viria a descobrir depois, não era de fato o único, havia sobreviventes, embora talvez não fossem todas as pessoas mais desejáveis com quem partilhar os despojos dos bilhões de humanos desaparecidos.”
“Foi quando se deu o relâmpago, chamo-lhe assim à falta de melhor palavra. Uma luz intensa, como um flash num céu azul, indolor. As trovoadas secas são comuns na região, a chuva vem depois. Até pode não vir chuva nenhuma. E foi isso mesmo que pensei, apenas uma trovoada seca. Só muito mais tarde associei essa luz intensa e o fato de ir passando, a partir daí, por carros mal estacionados ao longo da estrada, alguns mesmo no meio da estrada, vazios, imbambas abandonadas ao deus dará, bicicletas caídas, e nem rastro de gente.”
ALGUNS LINKS DE INTERESSE:
- Sobre o livro: https://www.kapulana.com.br/produto/o-quase-fim-do-mundo/
- Sobre o autor: https://www.kapulana.com.br/pepetela/
- Vídeo: Pepetela fala sobre “O cão e os caluandas” e “O quase fim do mundo”: https://www.youtube.com/watch?v=2GvtIlzBsXc
- Vídeo com o autor sobre “O quase fim do mundo”: https://www.youtube.com/watch?v=UXw5dRVgf5o
- Artigo da escritora angolana Ana Paula Tavares sobre o livro: https://www.kapulana.com.br/velho-mundo-mundo-novo-por-ana-paula-tavares-sobre-o-quase-fim-do-mundo-de-pepetela/
- Revista eletrônica do Vestibular da UERJ: https://www.revista.vestibular.uerj.br/enquete/
[Atualizada em: 04 de fevereiro de 2025.]