Publicado em

Ana Paula Tavares ganha Prêmio Camões 2025!

A escritora angolana Ana Paula Tavares é a vencedora do Prêmio Camões 2025.

ANA PAULA TAVARES, escritora angolana, recebeu em 2025 o Prêmio Camões, um dos mais importantes prêmios literários para obras em língua portuguesa.

Ana Paula é Doutora em Antropologia da História pela Universidade Nova de Lisboa (2010), Mestre em Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1996) e Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de Lisboa (1982). É professora convidada na Universidade de Lisboa, Portugal, e na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Angola.

Participou como jurada em várias edições do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, prêmio de alta relevância no meio literário.

É autora de vasta obra literária em prosa e poesia e de textos científicos. No Brasil, a Kapulana publicou seu livro de crônicas Um rio preso nas mãos, e uma obra sobre o cinema angolano, em que participou da organização:  Cinegrafias angolanas: memórias e reflexões.

Um rio preso nas mãos, crônicas. São Paulo: Kapulana. [Vozes da África], 2019.

 

CineGrafias angolanas: memórias e reflexões. Org. com Carmen L. T. Secco, Ana Mafalda Leite e José Octávio S. Van-Dúnem, 2022. [Ciências e Artes]

Saiba mais sobre a escritora: https://www.kapulana.com.br/ana-paula-tavares/

[08 de outubro de 2025.]

*****

Sobre a Editora Kapulana:

Editora voltada para a publicação e divulgação de autores brasileiros e estrangeiros com foco na literatura africana com seleção de títulos marginais, ou seja, de pouca visibilidade na mídia. O catálogo da editora Kapulana preza pela diversidade e apresenta obras voltadas para literatura infantil, jovens e adultos, assim como memórias, biografias e obras científicas. Com o compromisso de ampliar e apresentar diversas linguagens literárias ao público brasileiro, os escritores, ilustradores e colaboradores da Kapulana são de países como Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Nigéria, Quênia e Zimbábue.