PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DA KAPULANA! DA NIGÉRIA E DE MOÇAMBIQUE.

A Editora Kapulana lançará no Brasil, no primeiro semestre de 2026, livros de dois grande escritores africanos: Oyinkan Braithwaite, da Nigéria, e João Paulo Borges Coelho, de Moçambique.
A Kapulana é a editora responsável por apresentar aos leitores brasileiros a obra dos escritores africanos Oyinkan Braithwaite, da Nigéria, e João Paulo Borges Coelho, de Moçambique. Dando continuidade a este projeto tão importante de divulgação da literatura africana contemporânea no Brasil, a Kapulana lançará no primeiro semestre de 2026, novos livros desses escritores.
- Em 12/03/2026: FILHAS AMALDIÇOADAS, de Oyinkan Braithwaite, da Nigéria.
- Em 12/05/2026: NARRAÇÃO NOTURNA (agora em versão impressa), de João Paulo Borges Coelho, de Moçambique.
Saiba mais sobre esses escritores e sua obra:
# FILHAS AMALDIÇOADAS: https://www.kapulana.com.br/produto/filhas-amaldicoadas/

FILHAS AMALDIÇOADAS (Cursed daughters) é a história de Eniiyi e das outras mulheres da família Falodun. Eniiyi nasce no mesmo dia em que sua tia Monife é enterrada. Muito tempo antes, uma maldição havia sido lançada sobre a família Falodum – nenhum homem ficaria com as mulheres da família.
*FILHAS AMALDIÇOADAS é um romance de intriga, paixão e resistência, de Oyinkan Braithwaite.*
**Capa: Letícia Conèlle/ Projeto gráfico: Daniela M. Taira/ Coordenação editorial: Rosana M. Weg.**
TRECHOS:
- ‘Ẹkú ewu ọmọ’, disse a tia Bunmi, parabenizando Ebun por sua sobrevivência, porque dar à luz era algo sério, como ir para o mar e não ter certeza se algum dia veria terra novamente.
- Nenhum homem chamará a tua casa de lar. E se tentarem, não terão paz. Suas filhas são amaldiçoadas — elas perseguirão os homens, mas os homens serão como água em suas palmas.
- Ebun, de doze anos, disse a Monife, de dezesseis, que não acreditava em maldições.‘Tudo bem’, disse Monife, enquanto mascava lentamente o chiclete, ‘mas e se a maldição acreditar em você?’
A AUTORA: OYINKAN BRAITHWAITE: https://www.kapulana.com.br/oyinkan-braithwaite/

OYINKAN BRAITHWAITE nasceu na Nigéria, na cidade de Lagos. Seu livro de estreia, Minha irmã, a serial killer, foi sucesso internacional instantâneo, tendo recebido vários prêmios. A Kapulana publicou, além do Filhas Amaldiçoadas, os dois livros anteriores da autora: Minha irmã, a serial killer (2019) e O bebê é meu (2021).
Alguns prêmios e indicações:
- 2025: Filhas amaldiçoadas: um dos “100 livros africanos notáveis de 2025”, da Brittle Paper”.
- 2021: vencedora do “Women”s Prize for Fiction”, com o livro My sister, the serial killer.
- 2020: vencedora do “Crime and Thriller Book of the Year at the British Book Awards”, com o livro My sister, the serial killer).
********
# NARRAÇÃO NOTURNA: https://www.kapulana.com.br/produto/narracao-noturna/

Várias narrativas compõem o romance NARRAÇÃO NOTURNA, do moçambicano João Paulo Borges Coelho. A partir da leitura e das reflexões de Mwezi (Lua) sobre os diários de seu pai José Fernandes Jr., o Chipazi (Pé Grande), e do alemão Carl Wiese, passamos a conhecer a conflituosa história da região de Moçambique em torno do Rio Zambeze, na província de Tete.
*****
*NARRAÇÃO NOTURNA é o romance mais recente do moçambicano João Paulo Borges Coelho, lançado em Moçambique e Portugal, e agora no Brasil pela Editora Kapulana.*
**Capa: Mariana Fujisawa/ Projeto gráfico: Daniela M. Taira/ Coordenação editorial: Rosana M. Weg.**
TRECHOS:
- Aquilo que para ele não passava de mato inalterado há centenas de anos era afinal palco de importantes acontecimentos.
- E, por cima de tudo isto, outro argumento importante: o de saber escrever. Contam-se pelos dedos os pretos que como o velho sabem escrever. Aliás, com a idade a que ele chegou pode mesmo dizer-se que não há mais nenhum em toda a Chiúta.
- As árvores de mbawa e mtumbwi abriram alas para ela passar, agora são os arbustos que se inclinam para o chão para voltarem a eriçar-se depois que ela passa, como verdadeiras mankwaras, e os regatos que escorrem lá do alto para lhe alisarem o caminho.
O AUTOR: JOÃO PAULO BORGES COELHO: https://www.kapulana.com.br/joao-paulo-borges-coelho/
O escritor moçambicano JOÃO PAULO BORGES COELHO publica obras de ficção desde 2003. Sua vasta obra inclui bandas desenhadas, romances, contos e novelas, publicados em Moçambique, Portugal, Itália, Colômbia e, mais recentemente, no Brasil pela Kapulana.

João Paulo Borges Coelho é historiador e professor titular de História Contemporânea na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique.
Recebeu vários prêmios, como:
- Prémio José Craveirinha 2005: As visitas do Dr. Valdez.
- Prémio BCI de Literatura 2006: Crónica da Rua 513.2.
- Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa 2022 (2o lugar): Museu da Revolução.
*****
LINKS DE INTERESSE
- Oyinkan Braithwaite: https://www.kapulana.com.br/oyinkan-braithwaite/
- Filhas amaldiçoadas/ o livro: https://www.kapulana.com.br/produto/filhas-amaldicoadas/
- João Paulo B. Coelho: https://www.kapulana.com.br/joao-paulo-borges-coelho/
- Narração noturna/ o livro: https://www.kapulana.com.br/produto/narracao-noturna/
- Narração noturna/ material de apoio didático: https://www.kapulana.com.br/livro-narracao-noturna-de-joao-paulo-borges-coelho/
*****
Sobre a Editora Kapulana
Editora voltada para a publicação e divulgação de autores brasileiros e estrangeiros com foco na literatura africana com seleção de títulos marginais, ou seja, de pouca visibilidade na mídia. O catálogo da editora Kapulana preza pela diversidade e apresenta obras voltadas para literatura infantil, jovens e adultos, assim como memórias, biografias e obras científicas. Com o compromisso de ampliar e apresentar diversas linguagens literárias ao público brasileiro, os escritores, ilustradores e colaboradores da Kapulana são de países como Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Nigéria, Quênia e Zimbábue.
- E-mail: editora@kapulana.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/ekapulana/
- Instagram: https://www.instagram.com/editorakapulana/
- Twitter:mhttps://twitter.com/editorakapulana
- YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdg9-g5GiahREhT6Vf6of9g
[20 de janeiro de 2026.]
