Publicado em

LANÇAMENTO! Em 13 de junho, Editora Kapulana lança no Brasil MARGENS E TRAVESSIAS, do escritor angolano Boaventura Cardoso

Romance de Boaventura Cardoso mostra a história de vida de pessoas e de um país, a partir de relatos, depoimentos, cartas e cantos do povo angolano.

A Kapulana lança no Brasil, em 13 de junho, MARGENS E TRAVESSIAS, de autoria do escritor angolano BOAVENTURA CARDOSO. Margens e travessias é um romance cujo protagonista é o povo de Angola. Nesta história ficcional, a história da formação de Angola e da identidade de seu povo é contada por meio das lembranças de dois “mais-velhos”: Kitekulu, um soba (chefe tradicional) e Manimaza, filho das águas. As conversas entre eles acontecem enquanto percorrem os rios de Angola e suas aldeias ribeirinhas. Desse modo, fatos e mitos do país, desde os tempos pré-coloniais e da luta de libertação, até o período pós-independência, chegam ao leitor pelas vozes das personagens do romance.

Os rios e suas margens não são apenas acidentes geográficos. São personagens que são fios condutores das vivências e narrativas do povo angolano numa viagem no tempo e no espaço.

O romance conta com vários narradores que se expressam de maneiras diversas: troca de mensagens e cartas entre o soba, chefe de uma Zona de Acção, e o Comissário Distrital; relatos de uma mãe à procura e à espera de seu filho; e  lembranças e conversas entre Kitekulu e Manimaza. As narrativas em conjunto compõem o panorama da história de Angola, na forma de ficção. Presente e passado conversam nesse fluxo narrativo.

Margens e travessias, de Boaventura Cardoso, série Vozes da África
capa de Mariana Fujisawa e projeto gráfico de Daniela Miwa Taira

[TAMBÉM EM E-BOOK!]

*-*-*-*-*

Trechos de MARGENS E TRAVESSIAS:

“E os rios arrepiaram seus leitos de andanças. Primeiro foi o Chiloango, depois o Kwilu; Kambo, Lukala, Kwangu, Lwacimo, Dange, Keve e Kunhinga; mais o Zambeze, o Lwiana, o Kunene, o Kubangu, o Balombo, o Kuroka, o Mukope e o M’bridge; e finalmente o Kwanza. Todos kwanzando em seus kwanzas. Todos foram vindo em direção ao Ngola.”

*-*-*-*-*

“Fora levado para uma feira de escravos. Viu escravos acorrentados a serem vergastados e a sangrar; ouvia-se, por isso, uma gritaria que só lembrava as almas a arderem no Inferno. Estava assustado com o ambiente de terror que predominava na feira. Pensou em fugir, voltar para junto dos pais, mas reconheceu que seria muito arriscado. Kileba temia pelo seu futuro, chorava de muito medo.”

*-*-*-*-*

“E canoando, canoando foram desaguar no rio Kunene, lá. Soba Kitekulu e Manimaza continuavam desbraguando rios e revisitando memórias, o que faziam viajando no tempo que eles traziam dentro de si. Eram relembramentos de vivências vividas ou transmitidas, contadas ou intuídas dos seus antepassados.”

*-*-*-*-*

Bertine… ele desapareceu, estão à procura dele… o meu filho…

Meu filho… eu quero o meu filho…

Não haverá perdão… a sentença…

Vamos orar juntas, Bertine

*-*-*-*-*

“O Lukala se engravidara de muitas mortes; de muitos corpos que lhe tinham sido atirados para dentro de si; de muitas almas que se tinham adubado nas suas sempre renovadas águas.”

*-*-*-*-*

“Mais-velho Mwata Cinyama tinha sua arte de caminhar sobre andas, apesar da idade. Quando jovem, era-lhe frequente participar em festas tradicionais como a da mukanda, na companhia de outros rapazes, andando sobre andas. Aliás, ele, em jovem, tinha passado não só pelo ritual da mukanda como também do mungonge.”

*-*-*-*-*

Boaventura Cardoso

BOAVENTURA CARDOSO, escritor angolano, é licenciado em Ciências Sociais  e diplomata de carreira. Foi Governador da Província de Malanje e exerceu vários cargos em instituições de cultura em Angola, tendo sido Ministro da Cultura e da Informação do país.

Foi membro fundador da União dos Escritores Angolanos e o primeiro presidente da Academia Angolana de Letras. Atualmente, é Deputado da Assembleia Nacional onde exerce o cargo de Presidente da Comissão para a Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos. 

É autor de contos e romances, com destaque para Margens e travessias, que recebeu o Prémio de Literatura dstAngola/Camões, 2022. 

*-*-*-*-*

Saiba mais:

Sobre o Autor e sua obra: https://www.kapulana.com.br/boaventura-cardoso/

Sobre Margens e travessias: https://www.kapulana.com.br/produto/margens-e-travessias/

Sobre a Kapulana: 

Editora voltada para a publicação e divulgação de autores brasileiros e estrangeiros com foco na literatura africana com seleção de títulos marginais ou de pouca visibilidade na mídia. O catálogo da editora Kapulana preza pela diversidade e apresenta obras voltadas para literatura infantil, jovens e adultos, assim como memórias, biografias e obras científicas. Com o compromisso de ampliar e apresentar diversas linguagens literárias ao público brasileiro, os escritores, ilustradores e colaboradores da Kapulana são de países como Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Nigéria, Quênia e Zimbábue.

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:

[Atualizada em 13 de junho de 2023.]